Ex-autarca de Barcelos acusado de peculato ouve sentença a 11 de julho

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 02 jul (Lusa) - O Tribunal de Barcelos marcou hoje para 11 de julho a leitura do acórdão do ex-presidente da Junta de Freguesia de Perelhal, para quem o Ministério Público (MP) pediu quatro anos de prisão, com pena suspensa.

O arguido, Domingos Oliveira, era acusado pelo MP de quatro crimes de peculato e quatro de falsificação de cheques, mas o coletivo de juízes acabou por lhe imputar mais três crimes de falsificação, estes relacionados com a contabilidade da Junta.

Segundo a acusação, o ex-autarca ter-se-á apropriado, entre 2005 e 2007, de mais de 114 mil euros pertencentes à Junta de Perelhal.

Em causa estão cheques enviados pela Câmara de Barcelos, que o arguido depositaria na sua conta pessoal, depois de os endossar, falsificando a assinatura dos outros membros do seu executivo e de colocar o carimbo da Junta.

O arguido negou a falsificação das assinaturas.

Domingos Oliveira, que esteve na Junta de Perelhal durante 33 anos, os três primeiros como secretário e os restantes, até 2009, como presidente, admitiu que usou dinheiro da Junta não só para ultrapassar "circunstâncias" da sua vida, mas também para "desenrascar" amigos.

Ressalvou, porém, que nunca quis ficar com o dinheiro e garantiu que já devolveu a totalidade da verba em causa.

"Entendo que nunca prejudiquei a junta, pelo contrário, ofereci mais de metade da minha vida aos outros, à minha população. Era incapaz de me aproveitar do que quer que fosse", afirmou hoje o arguido.

Disse ainda considerar que a acusação "é infundada", apesar de admitir que cometeu uma "ilegalidade".

"Se algum crime cometi, foi prejudicar a minha família com o tempo que dediquei à Junta para fazer o que fiz pela freguesia",

O advogado da Junta de Perelhal, Horácio Barra, considerou que o ex-autarca ainda deve à freguesia 10 mil euros e respetivos juros, que, pelas suas contas, ascenderão a mais de 11 mil euros.

No total, a Junta de Perelhal quer, assim, ser ressarcida de mais de 21 mil euros.

O cheque de valor mais elevado (65 mil euros) dizia respeito à indemnização pela passagem da gestão do sistema de abastecimento de água da Junta para a Câmara.

Em novembro de 2009, quando estava de saída da Junta, depois de o PS ter ganho as eleições, Domingos Oliveira fez constar numa ata que a Câmara ainda devia aqueles 65 mil euros, quando a verdade é que a verba já tinha desbloqueada, só que fora parar à conta do arguido.

Uma eleita do PS na Assembleia de Freguesia fez chegar o caso ao Ministério Público e só depois disso é que o ex-autarca começou a repor aqueles 65 mil euros.

Entretanto, já tinha devolvido os outros montantes de que se tinha apropriado.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.