TAP está a investigar problema no reactor de avião que provocou queda de peças

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- A TAP já está a investigar as causas do incidente que ocorreu hoje de manhã, em que um avião da companhia teve um problema num dos reatores, provocando a queda de peças na zona de Camarate, Loures.

Em comunicado, a companhia aérea diz que já estão a decorrer investigações " por parte do fabricante, acompanhadas pela manutenção e oficina da TAP, com o objetivo de determinar as causas da ocorrência".

Segundo a TAP, o incidente envolveu o voo TP 085, que descolou pelas 10:10 de hoje com destino a São Paulo, no Brasil, e foi obrigado a regressar ao aeroporto de Lisboa "pouco tempo após a descolagem, em virtude de ter ocorrido uma falha numa turbina de um dos reatores do avião".

"O reator em causa faz parte de um conjunto cuja manutenção está a cargo do fabricante, a General Electric, não tendo até ao momento da descolagem de hoje sido detetado qualquer sinal que justificasse uma intervenção para além das inspeções de rotina", assegura a TAP.

A companhia aérea adianta que o problema na turbina "provocou um ruído fora do normal", mas esclarece que não houve "qualquer explosão" e que a segurança da operação não esteve em risco.

"Quanto ao problema ocorrido com a turbina, e embora a falha do motor tenha sido contida, não provocando quaisquer danos no avião, verificou-se a projeção de alguns detritos pela tubeira de escape. Quaisquer danos daí resultantes serão assumidos pela TAP", garante a companhia aérea.

A empresa diz ainda que os 268 passageiros que seguiam no airbus 330 vão seguir viagem noutro avião da companhia, previsivelmente com partida para hoje às 17:15.

SV // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados