Universidade do Porto levou corte de 300 mil euros no último duodécimo sem aviso

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 jul (Lusa) -- O reitor da Universidade do Porto (UP) revelou hoje que o Governo cortou 300 mil euros no último duodécimo sem pré-aviso e lamentOU que se tenha de trabalhar "sem rede" e sem informação sobre o Orçamento Retificativo.

"Estamos a trabalhar sem rede e sem conhecimento do que se vai passar", asseverou à Lusa Marques dos Santos, informando que a UP registou um corte de 300 mil euros no último duodécimo sem ter sido informada previamente.

Em entrevista à Lusa, à margem da abertura da Universidade Júnior, um projeto da UP que envolve mais de cinco mil alunos portugueses, o reitor revelou que desconhece que cortes vão ser efetuados ainda este ano letivo no âmbito do Orçamento de Estado Retificativo.

"Nós ainda não sabemos qual é o Orçamento Retificativo, ninguém nos informou quais foram as alterações no orçamento, apenas sabemos que andam a mexer nas nossas contas, andam lá a cortar. Dizem-nos que temos de cortar, cortaram-nos 300 mil euros neste duodécimo, mas não sabemos se é para continuar, se é para aumentar, se é para diminuir", declarou à Lusa.

Marques dos Santos pediu hoje ao Governo para "não complicar" a vida das academias com uma "legislação instável" e uma "burocracia" que só "serve para perder tempo e dinheiro".

A "grande mensagem" que Marques dos Santos deixou hoje foi para o Governo "simplificar" a vida às universidades, porque as universidades "estão em competição internacional" e não podem ser tratadas como "repartições públicas".

"Se nos complicam a vida com legislação e burocracia sem qualquer sentido, torna-se quase impossível lutar por uma posição cada vez melhor no panorama internacional", observou o reitor da Universidade do Porto, uma maiores e mais prestigiados de Portugal.

Marques Mendes reiterou o pedido ao Governo para não complicar a legislação instável que existe e lamenta que a UP tenha sido levada a contratar cinco pessoas e a pagar dezenas de milhares de euros para um sistema de informação que "só serve para prestar contas".

A UP recebeu em 2013 menos 9,1 milhões de euros do Estado, um "rombo inimaginável" e "surpreendente"que compromete o normal funcionamento da maior universidade portuguesa, admitiu o reitor, Marques dos Santos.

O reitor da Universidade do Porto realizou hoje uma visita guiada a algumas das atividades da "Universidade Júnior" com início na Faculdade de Arquitetura da UP, onde jovens do 9.º ao 11.º ano aprenderam a pensar e a observar como um arquiteto.

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.