Vítimas de intoxicação alimentar em Castanheira de Pera transferidas para Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Castanheira de Pera, 11 jul (Lusa) -- As vítimas da intoxicação alimentar que ocorreu hoje na praia das Rocas, em Castanheira de Pera, estão a ser transferidas para os hospitais de Coimbra, disse à agência Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

"São 52 crianças, entre os oito e os 16 anos, que apresentam sintomas uma intoxicação alimentar, diarreias, vómitos, mal-estar, desidratação", explicou Pedro Coelho dos Santos, adiantando que "dessas 52 todas elas já foram observadas por uma equipa médica e apenas seis inspiram alguns cuidados".

Segundo o porta-voz do INEM, "todas elas vão ser transportadas para o hospital pediátrico de Coimbra", sendo que três adultos apresentam "situação estável" e, foram, igualmente, vistos pelos médicos.

"Os adultos vão para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e as crianças para o pediátrico. As duas unidades de saúde já foram informadas da situação", referiu Pedro Coelho dos Santos.

O administrador executivo da Prazilândia, empresa municipal que gere o complexo da praia das Rocas, esclareceu que as vítimas, do distrito de Viseu, se deslocaram ao concelho "numa visita escolar".

"Almoçaram comida própria e, a partir das 14:30, começou a haver crianças a vomitar", declarou José Pais, explicando que a assistência foi imediata, quer dos funcionários da praia, dos bombeiros, do centro de saúde e da GNR.

Segundo José Pais, "a praia continuou a funcionar sem alarmismos".

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria informou que o alerta foi feito às 16:39, tendo acorrido ao local 30 ambulâncias com 60 operacionais.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.