Portugal emite até 5.750 ME no terceiro trimestre - IGCP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - Portugal vai colocar no mercado até 5.750 milhões de euros em leilões de Obrigações e de Bilhetes do Tesouro no terceiro trimestre, informou hoje o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

De acordo com o programa de financiamento do IGCP previsto para o terceiro trimestre do ano, a agência que gere a dívida pública portuguesa prevê a realização de "um a dois leilões de Obrigações do Tesouro", esperando-se que sejam colocados entre 750 a 1.000 milhões de euros por leilão, o que poderá totalizar 2.000 milhões de euros.

Estes leilões vão realizar-se na segunda ou na quarta quarta-feira de cada mês, "após anúncio do montante indicativo e linhas de Obrigações do Tesouro a reabrir até três dias úteis antes da respetiva data de leilão", informou o IGCP.

A instituição liderada por João Moreira Rato adianta ainda que vai continuar a explorar "a oportunidade para a realização de uma emissão via sindicato se as condições de mercado e a procura por títulos de dívida pública portuguesa o permitirem", mas não avança com montantes indicativos para esta operação.

O IGCP divulgou também o calendário de leilões de Bilhetes do Tesouro a realizar entre julho e setembro deste ano, estando previstos seis leilões, através dos quais Portugal poderá emitir 3.750 milhões de euros.

Para 16 de julho, está prevista a reabertura de uma emissão a seis meses e o lançamento de outra com maturidade de 12 meses, oscilando o montante indicativo global entre os 1.000 e os 1.250 milhões de euros.

Para o dia 20 do mês seguinte, o IGCP antecipa a reabertura de um leilão de Bilhetes do Tesouro a três meses e o lançamento de um leilão a 12 meses, podendo ser colocados no mercado mais 1.000 a 1.250 milhões.

Com o mesmo montante indicativo, prevê-se a realização de dois leilões, um a três e outro a 12 meses, para 17 de setembro.

Ao todo, entre Obrigações e Bilhetes do Tesouro, o IGCP poderá colocar no mercado 5.750 milhões de euros entre julho e setembro, de acordo com o calendário de financiamento do instituto para o terceiro trimestre, o qual pode, no entanto, ser ajustado.

ND // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.