CMVM proíbe vendas a descoberto das acções do BES por mais dois dias úteis

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - As vendas a descoberto das ações do Banco Espírito Santo (BES) vão permanecer proibidas durante mais dois dias úteis (segunda-feira e terça-feira), anunciou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A extensão da proibição temporária de vendas a descoberto, que já esteve ativa durante toda a sessão de hoje, está prevista nos regulamentos comunitários por um período máximo de dois dias, podendo ser acionada em caso de "diminuição significativa do respetivo preço em momento posterior à implementação da restrição inicial", lê-se no comunicado da CMVM.

O limiar para esta cláusula poder ter efeito corresponde a uma diminuição de 5% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação anterior àquele em que a restrição inicial foi implementada.

E, ainda segundo as normas da União Europeia, a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo.

Hoje, as ações do BES baixaram 5,5% para 0,481 euros.

DN//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.