Três subdiretores-gerais do Património Cultural reconduzidos no cargo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- Os três subdiretores do Património Cultural João Lopes dos Santos, Luís Tôrres Coelho e António Manuel Pimentel, que acumula funções com a direção do Museu Nacional de Arte Antiga, foram reconduzidos, informou hoje a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Por ocupar fica um quarto cargo de subdiretor, deixado vago desde a demissão de Anabela Antunes Carvalho, em fevereiro último.

A Direção-Geral do Património Cultural é dirigida por Nuno Vassalo e Silva, desde o passado mês de fevereiro, altura em que os três cargos de subdiretores, agora designados, passaram a ser exercidos em regime de substituição.

Em comunicado hoje divulgado, a SEC informa que os subdiretores foram escolhidos no âmbito do concurso aberto pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

"O procedimento foi conduzido pela Cresap, que realizou as entrevistas profissionais e aplicou os métodos de seleção, tendo proposto, para cada cargo, uma lista com três candidatos, que foram entrevistados, pessoalmente, pelo secretário de Estado da Cultura", afirma em comunicado a SEC.

António Manuel Pimentel é doutorado em História, na especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra e é, desde 2010, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, exercendo o cargo de subdiretor do Patrimónico Cultural por inerência.

Anteriormente, de 2005 a 2009, foi diretor do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Museu Grão Vasco, em Viseu, de 2009 a 2010.

O subdiretor reconduizido foi coordenador científico do dossier de candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial pela UNESCO e é, atualmente, coordenador do mestrado em Gestão e Programação Cultural da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

João Lopes dos Santos, também reconduzido no cargo, que já exercia desde fevereiro do ano passado, é mestre em Patologia e Restauro Arquitetónico pela Escola Técnica Superior de Arquitetura da Corunha, em Espanha.

Anteriormente, coordenou o sector de Obras de Conservação e Restauro da Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte, de 2008 a 2013, e chefiou a divisão de Obras, Conservação e Restauro da Direção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico.

Foi docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras, e coordenou vários projetos de recuperação e reabilitação, nomeadamente da Igreja e Torre dos Clérigos e do Mercado do Bolhão, no Porto.

Luís Capaz Coelho, mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, é reconduzido no cargo que exercia desde 01 de julho de 2012.

Capaz Coelho exerceu vários cargos no antigo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, onde foi diretor de 2011 a 2012, subdiretor, de 2009 a 2012, e diretor do Departamento de Gestão de 2007 a 2009.

Desde 1992 que é professor universitário para as áreas financeira, estratégia empresarial e gestão de "stocks".

A recondução dos subdiretores-gerais do Património Cultural produz efeitos a partir do passado dia 28 de maio.

Na área da cultura, além do quarto subdiretor-geral do património, ainda não designado o diretor-geral das Artes, cargo dirigente para o qual foram selecionados três finalistas, no passado mês de maio, na repetição do concurso público.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).