"Os Verdes" questionam Governo sobre contaminação de águas em freguesia de Mêda

| País
Porto Canal / Agências

Mêda, 11 jul (Lusa) - O deputado do grupo parlamentar "Os Verdes", José Luís Ferreira, questionou hoje o Governo sobre a contaminação de águas na freguesia de Longroiva, no concelho de Mêda, alegadamente provocada por uma exploração de areias.

José Luís Ferreira refere na pergunta, que entregou na Assembleia da República, dirigida ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), que a situação "tem causado graves transtornos" à população local.

"Na freguesia de Marialva, concelho da Mêda, está situada há vários anos uma exploração de areias, limítrofe à freguesia de Longroiva, que tem, alegadamente, causado a contaminação das águas a jusante da sua localização", explica o partido.

"Os Verdes" referem que, segundo a população de Longroiva, desde a entrada em laboração da exploração de areias, a qualidade das águas "tem vindo a degradar-se" e os poços "são a única fonte de abastecimento".

"Alguns moradores, devido à má qualidade das águas dos poços, foram obrigados a comprar água para o consumo e confeção de alimentos, assim como para o uso na sua higiene pessoal", aponta.

O grupo parlamentar denuncia ainda que, para além do consumo humano, os moradores receiam também a utilização da água dos poços "para rega dos terrenos de cultivo e para a alimentação dos animais".

"Neste sentido, os habitantes esperam que, a breve prazo, sejam desencadeadas medidas para proteção e melhoria da qualidade da água, bem essencial à vida humana que urge preservar", indica José Luís Ferreira, no documento a que a agência Lusa teve acesso.

Na pergunta dirigida ao Governo, o deputado questiona se o MAOTE tem conhecimento da situação e se "confirma que na freguesia de Longroiva existem águas contaminadas em resultado de uma exploração de areias limítrofe".

Caso a situação seja confirmada, "Os Verdes" interrogam sobre "quais os contaminantes que se encontram nestas águas para consumo" e se os mesmos "põem em causa a saúde pública".

"Que medidas vão ser desencadeadas para proceder à melhoria das águas de Longroiva?" é outra questão levantada por aquele partido.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.