Taxas Euribor sobem a três e seis meses e mantêm-se a nove e 12 meses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- As taxas Euribor subiram hoje 0,001 pontos percentuais a três e seis meses e mantiveram-se inalteradas a nove e 12 meses em relação a quinta-feira.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, subiu hoje 0,001 pontos percentuais, ao ser fixada em 0,305%.

A três meses, a taxa Euribor foi fixada em 0,203%, mais 0,001 pontos percentuais do que na quinta-feira, quando se cifrou em 0,202%, um mínimo de sempre.

Nos prazos de nove e 12 meses, as Euribor mantiveram-se inalteradas em 0,394% e 0,487%, respetivamente.

Na reunião mensal de julho, o Conselho de Governadores do BCE deixou inalteradas as medidas de política monetária anunciadas em junho.

A 05 de junho, o BCE tinha cortado a taxa de juro diretora em 0,10 pontos percentuais para o novo mínimo histórico de 0,15% e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros, destinadas a serem emprestadas pela banca a empresas e famílias.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.