Deterioração das condições de mercado adia entrada da Mota-Engil África em bolsa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - A Mota-Engil informou hoje que interrompeu a entrada da Mota-Engil África na London Stock Exchange devido "à recente e significativa deterioração das condições de mercado e do consequente resultado no sentimento dos investidores".

"A Mota-Engil Africa N.V. (referida como 'Empresa' ou 'Mota-Engil Africa'), os seus acionistas e assessores na operação decidiram interromper, neste momento, o processo anunciado de realização da oferta pública inicial (IPO) da Mota-Engil Africa", refere a Mota-Engil num comunicado.

A empresa adianta que "apesar da elevada qualidade institucional das ordens recebidas por parte de potenciais investidores dentro do intervalo do preço definido, a procura agregada não assegurava as condições para a cotação e consequente negociação do título em bolsa".

Segundo o comunicado, a Mota-Engil Africa reuniu com investidores na Europa, Reino Unido, EUA e Africa ao longo das últimas duas semanas, tendo alcançado "uma elevada concretização dessas reuniões em ordens de compra, refletindo a qualidade e o futuro do negócio no mercado africano".

No entanto, adianta o comunicado, "os acontecimentos e a performance dos mercados financeiros nas últimas 48 horas levaram a que a dimensão das ordens tivesse um impacto negativo".

A Mota Engil assegura ainda que "mantém o seu total compromisso de modo a alcançar, com sucesso, a oferta pública inicial (IPO) da Mota-Engil Africa".

O presidente executivo da construtora, Gonçalo Moura Martins, tinha afirmado acreditar que a dispersão de capital da Mota-Engil África na Bolsa de Londres em meados de julho seria uma oportunidade para os fundos de investimento em mercados emergentes.

A 26 de junho, a Mota-Engil tinha ainda referido que se esperava que "a admissão se tornasse efetiva e que a negociação incondicional das ações na London Stock Exchange começasse às 8:00 (hora de Londres) do dia 16 de julho 2014".

MC (BM) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.