PSI20 regressa aos ganhos em correção às perdas da última sessão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - O principal índice da bolsa de Lisboa seguia hoje a subir 2,0%, a recuperar das perdas da sessão de quinta-feira e a acompanhar a tendência das praças europeias, com a EDP e a PT a puxarem pelos ganhos.

Pelas 09:00, o PSI20 seguia a ganhar 2,00% para 6.227,24 pontos, com 15 empresas a transacionarem em terreno positivo, três negativas e duas suspensas das negociações (ESFG e BES).

Depois das fortes perdas da última sessão, a bolsa de Lisboa regressa, assim, hoje aos ganhos, acompanhando as congéneres europeias.

Do lado dos ganhos, a EDP e o BPI eram as empresas que mais subiam, com valorizações de 6,10% e 5,73% para 3,43 e 1,40 euros.

O peso pesado Portugal Telecom (PT) seguia também a animar as negociações, com as ações da empresa de telecomunicações a avançarem 3,33% e a valerem 1,93 euros.

Do lado das perdas, a liderança pertencia à Mota-Engil e aos CTT, que recuavam 4,20% e 1,51% para 4,75 e 6,71 euros.

A Jerónimo Martins também seguia em terreno negativo, a desvalorizar 0,44% para 11,21 euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou hoje que as ações do Banco Espírito Santo (BES) continuam suspensas por decisão do regulador que irá avaliar "a informação prestada" pela entidade financeira na quinta-feira sobre a sua exposição ao Grupo Espírito Santo (GES).

A determinação da suspensão das ações do BES por parte da CMVM foi feita na quinta-feira ao final da manhã, com o regulador a explicar que aguardava por "informação relevante" por parte da instituição financeira e depois do Espírito Santo Financial Group (ESFG) ter solicitado a suspensão da negociação dos seus títulos e obrigações nas bolsas de Lisboa e do Luxemburgo ao início da manhã.

Já perto das 00:00, o BES emitiu um comunicado no qual garante que que as potenciais perdas resultantes da exposição ao GES "não põem em causa o cumprimento dos rácios de capital".

No texto, o BES explica que a almofada de capital de que dispõe, no valor de cerca de 2,1 mil milhões de euros, é suficiente para fazer face à exposição que tem ao GES.

A instituição - que adiantou que a 30 de junho a exposição face ao GES era de 1,18 mil milhões de euros - comprometeu-se ainda "a não aumentar a exposição total ao GES".

Na altura da suspensão, na quinta-feira, as ações do BES perdiam mais de 17% para 0,51 euros, enquanto as do ESFG interromperam as transações quando estavam a cair 8,9% para 1,19 euros.

Lisboa seguia a acompanhar hoje o sentido da Europa, com os investidores a aguardarem, também eles, por novas informações relativamente ao GES.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.