Imprensa económica espanhola destaca impacto dos problemas do BES na bolsa

Imprensa económica espanhola destaca impacto dos problemas do BES na bolsa
| Economia
Porto Canal

A imprensa económica espanhola destaca hoje o impacto dos problemas do Grupo Espirito Santo nas bolsas europeias, incluindo a espanhola, na qual o principal indicador caiu ontem quase 2%.

Expansion, El Economista e Cinco Dias, os três principais títulos económicos, chamam o assunto à primeira página, destacando a situação que atravessa o BES (Banco Espírito Santo), cuja negociação em bolsa foi suspensa na segunda-feira.

"Susto nos mercados. Os problemas do Espirito Santo provocam turbulências nas bolsas e castigam a banca periférica", escreve o Expansion, recordando o impacto nos títulos das principais empresas espanholas.

O jornal relembra que a incerteza na jornada na bolsa levou mesmo o Banco Popular e a empresa ACS a suspender as suas emissões de dívida, previstas para quinta-feira.

O Cinco Dias dedica a manchete ao assunto, com uma foto de uma sucursal do BES, em Lisboa, sob o título "as dúvidas sobre o crescimento e o Espirito Santo lastram a bolsa".

Também o El Economista destaca o impacto da incerteza sobre o BES nas bolsas europeias, com uma infografia na capa a recordar o reflexo nos principais mercados europeus.

"As bolas perdem níveis chave pela crise em Portugal", escreve o jornal, que refere que o IBEX 35 perdeu 1,98% e o Dax 1,52% em resultado "problemas do Espírito Santo Internacional".

A imprensa espanhola esteve, durante todo o dia de quinta-feira, a dedicar amplo espaço à situação no BES, com a imprensa económica a manter o tema quase permanentemente em destaques nas suas edições digitais.

O Expansion, por exemplo, recorda que só num dia, e devido às quedas em bolsa, a banca perdeu 5.000 milhões de euros em capitalização bursátil, com descidas entre os 1,19% do Bankia e os 3,06% de CaixaBank.

Na imprensa generalista de hoje o assunto merece uma pequena chamada à primeira página no jornal conservador ABC.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.