Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Santarém e Setúbal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para hoje para os distritos de Santarém e Setúbal devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

De acordo com informação disponível na página na Internet da Direção-Geral de Saúde, os distritos de Santarém e Setúbal vão estar hoje em alerta amarelo devido à previsão de temperaturas máximas acima dos 30 graus Celsius.

O alerta amarelo de calor significa que, "devido às temperaturas elevadas, pode haver efeitos na saúde".

A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave os golpes de calor (insolação solar)".

Por causa do calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja até às 22:00 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, sendo recomendável o acompanhamento da sua evolução.

O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo, apresentando-se temporariamente nublado por nuvens altas na região sul a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã nas terras altas.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da manhã e vento em geral fraco predominando de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Santarém prevê-se uma máxima de 35 graus Celsius, em Lisboa 34, em Évora e Beja 37, em Faro, Viseu e Porto 29, Braga e Leiria 31, Castelo Branco 33, Coimbra 32, Bragança 28, Funchal 25, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 22 e Angra do Heroísmo 23.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.