Três concelhos de Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- Três concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com o IPMA, os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco) apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quinta-feira 70 incêndios, que foram combatidos por 1.765 operacionais, com o auxílio de 469 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo, apresentando-se temporariamente nublado por nuvens altas na região sul a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã nas terras altas.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da manhã e vento em geral fraco predominando de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, em Évora e Beja 37, em Faro, Viseu e Porto 29, Braga e Leiria 31, Castelo Branco 33, Coimbra 32, Bragança 28, Funchal 25, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 22 e Angra do Heroísmo 23.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).