ARCA contesta escolha de júris dos concursos do cinema e leva caso ao provedor de Justiça

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - A Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual revelou hoje à agência Lusa que vai apresentar, na próxima semana, uma denúncia ao provedor de Justiça, contra o processo de escolha dos júris dos concursos do cinema e do audiovisual.

Representantes da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual (ARCA) apresentaram o caso hoje, no parlamento, numa audição pedida pela entidade que faz parte da Secção Especializada de Cinema e Audiovisual (SECA) do Conselho Nacional de Cultura.

Contactado pela agência Lusa no final da audição, José Carlos Oliveira, vice-presidente da ARCA, explicou que a ida à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura foi um dos passos para denunciar uma situação que consideram "discriminatória, sectária e antidemocrática".

"Dos 34 elementos que a ARCA propôs para constituir os júris dos concursos de apoio financeiro na área do cinema e do audiovisual, apenas dois foram aceites, enquanto outros membros da SECA conseguiram fazer aprovar 17", disse.

Todos os membros com assento na SECA - entidades da área da criação, difusão e exibição de cinema e audiovisual - podem apresentar nomes para a eleição dos júris, criando uma lista que depois é elaborada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e aprovada pela presidente desta entidade, Filomena Serras Pereira.

"A presidente do ICA é também presidente da SECA, por inerência, e nunca quis ouvir devidamente os protestos da ARCA e de outros membros da entidade sobre esta situação", criticou José Carlos Oliveira.

A SECA foi reativada no final do ano passado e apresentou a lista para a formação de júris dos concursos de apoio ao cinema e audiovisual que estão em curso.

A ARCA considera que a lista aprovada "com um caráter discriminatório" terá um impacto nos projetos finais escolhidos nos concursos.

José Carlos Oliveira disse ainda à Lusa que hoje, no parlamento, a deputada Gabriela Canavilhas, relatora da exposição da ARCA, defendeu que a comissão parlamentar deve ouvir a presidente do ICA, Filomena Serras Pereira.

"Tenho grande estima pela presidente do ICA, mas este processo é a perversão da democracia e revela uma enorme falta de transparência, sectarismo e discriminação", sustentou o vice-presidente da ARCA, acrescentando que a denúncia que será feita na Provedoria de Justiça visa "defender o direito de igualdade de oportunidades".

A agência Lusa pediu um comentário sobre esta situação à presidente do ICA, mas ainda não obteve resposta.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.