Fim das obras na Ribeira das Naus (Lisboa) divide opinião de comerciantes da zona

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) -- Comerciantes da zona do Cais do Sodré, Lisboa, dividem-se nas opiniões sobre as obras na Ribeira das Naus, com uns a elogiarem o aumento do turismo e outros a criticarem o caos no trânsito, provocado pelo corte daquela avenida.

Vários comerciantes ouvidos hoje pela agência Lusa - depois de a Câmara de Lisboa ter anunciado que que a segunda fase das obras na Ribeira das Naus terminou" e de o presidente da autarquia, António Costa, ter dito que a circulação automóvel na Ribeira das Naus, que liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço, será retomada em setembro, mas "com muitas restrições" -, estão muito divididos sobre esta questão.

A Câmara de Lisboa divulgou hoje, em comunicado, que "as obras na Caldeirinha, na Doca Seca e na frente da Ribeira das Naus terminaram", estando agendada para domingo uma iniciativa para assinalar a conclusão dos trabalhos, que contará com a presença do presidente do município, António Costa.

O trânsito na Avenida Ribeira das Naus foi cortado em abril, para finalizar as obras de requalificação daquela zona ribeirinha da cidade, mas muitos dos comerciantes, moradores e funcionários de empresas da zona manifestam o seu descontentamento com o caos criado no trânsito, que foi desviado da Ribeira das Naus para a Rua do Arsenal e Bernardino Costa, com constantes "engarrafamentos" ao longo do dia, entre transportes públicos e viaturas particulares.

Na quarta-feira, o autarca já tinha adiantado que a reabertura ao trânsito naquela avenida aconteceria em setembro, mas "com muitas restrições" e que o mesmo será interditado durante os fins de semana e férias escolares.

Em declarações à Lusa, o proprietário de um quiosque situado junto ao rio disse hoje que as intervenções permitiram que a zona "ganhasse uma vida completamente diferente", sendo um sítio muito frequentado por turistas. Já quanto às alterações na circulação na avenida, Nuno Magalhães considerou-as positivas.

De opinião diferente são os comerciantes Miguel Felgueiras e Filipa Fernandes, cujos estabelecimentos estão localizados no início da Ribeira das Naus, junto ao Cais do Sodré, sobretudo devido às alterações do trânsito e os congestionamentos diários.

Miguel Felgueira, proprietário de um restaurante, referiu que não concorda com os cortes no trânsito aos fins de semana e durante as férias escolares, porque se trata de "uma estrada que liga Lisboa de uma ponta à outra".

Já Filipa Fernandes, gerente de um bar, indicou que "a entrada pelo Corpo Santo está caótica", no seguimento dos desvios na circulação.

O morador José Maria Pacheco pensa de forma semelhante: "O constrangimento das obras na Ribeira das Naus vai ser permanente, independentemente de [a avenida] abrir ao trânsito".

Salientando que isso vai provocar ainda mais dificuldades em transitar de automóvel, o também membro do grupo informal Associação Cais do Sodré acrescentou que "'as pessoas não têm incentivo para não virem para a zona de carro, embora seja provavelmente a área mais bem servida da cidade por transportes públicos", nomeadamente por elétricos, metro, autocarros, barcos e comboios.

Questionada pela Lusa, a presidente da junta de freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, escusou-se a prestar declarações, dizendo que vai estudar o assunto.

"Irei analisá-las [alterações] para ver qual o impacto que têm na população, que é o que mais me importa", assegurou.

No evento de domingo, está programado para as 16:00 um embarque num barco tradicional da Marinha do Tejo, para uma viagem entre a Doca da Marinha (junto à estação Sul e Sueste) e a Ribeira das Naus.

Às 17:00 será realizada uma visita à Doca Seca e Caldeirinha e pelas 18:00 inaugurada a exposição "Maresias -- Lisboa e o Tejo, 1850-2014", no Torreão Poente do Terreiro do Paço.

A segunda etapa da intervenção na Ribeira das Naus começou há cerca de um ano, quando a Câmara de Lisboa inaugurou a primeira fase das obras na frente ribeirinha daquela avenida, que incluíram o avanço da margem sobre o rio, a criação de um pequeno espaço verde e de uma pequena praia.

AYMN/ARA // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.