Cinetistas relacionam aumento da temperatura com aparecimento de pedra nos rins

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) -- As altas temperaturas podem potenciar o aparecimento de pedras nos rins, com efeitos sobre a saúde pública associados às mudanças climáticas, noticiou hoje a ScienceDaily, citando um estudo sobre o impacto do aquecimento global.

Segundo a publicação científica, uma equipa de investigadores norte-americanos analisou 60 mil pacientes de seis cidades dos Estados Unidos com climas variados e apurou que há uma relação entre a subida da temperatura e a possibilidade de aparecimento de pedra nos rins até 20 dias após a ocorrência do fenómeno natural.

O estudo foi feito por uma equipe do Hospital Pediátrico da Filadélfia que analisou os registos médicos de mais de 60 mil adultos e crianças com pedras nos rins, entre 2005 e 2011, em Atlanta, Chicago, Dallas, Los Angeles e Filadélfia, estabelecendo uma relação com dados meteorológicos.

"É provável que temperaturas mais altas aumentem o risco de pedras nos rins em pessoas predispostas à formação de pedra. As temperaturas mais elevadas contribuem para a desidratação, o que leva a uma maior concentração de cálcio e outros minerais na urina que promovem o crescimento de pedras nos rins", explicou o urologista pediátrico e epidemiologista do Hospital Pediátrico de Filadélfia, Gregory E. Tasian, autor do estudo.

Segundo o investigador, pelo menos meio milhão de pacientes norte-americanos, incluindo crianças, dão entrada nos hospitais devido a problemas relacionados com pedra nos rins, que aumentaram acentuadamente nas últimas três décadas a nível mundial e podem continuar a aumentar.

Os fatores que causam o aumento de pedras nos rins são atualmente desconhecidos, mas podem ser influenciados por mudanças na dieta e ingestão de líquidos.

MMT // APN

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados