Degradação do viaduto da Pampulha, em Lisboa, preocupa Junta e moradores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) -- A Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, alertou hoje para a degradação do muro do viaduto da Pampulha, considerando a situação como "preocupante" e sobre a qual não pode intervir.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Luís Newton, "a Junta vê-se de mãos atadas e com uma enorme preocupação", atribuindo as responsabilidades pela resolução da situação à Câmara de Lisboa.

Parte do muro que delimita a zona superior do viaduto da Pampulha desmoronou no verão do ano passado, no seguimento de um acidente rodoviário, com os moradores a dizerem que não foi ainda feita a sua reconstrução.

De acordo com o autarca, a Junta da Estrela "está legalmente impedida de ter qualquer intervenção no local, uma vez que não tem essa competência e não pode desencadear os devidos procedimentos".

Acresce que, para Luís Newton, esta situação "só realça a urgência e a necessidade" de a Junta poder ter mais competências, em termos legais.

Numa informação escrita enviada à agência Lusa, a Câmara de Lisboa indicou ter "a situação referenciada", estando a "ultimar os procedimentos contratuais para avançar com a obra".

Miguel Louro, morador naquela zona da cidade, alertou para a situação no blogue Estrela Viva, no início do mês, relatando que a Câmara de Lisboa esteve no local, no dia seguinte ao acidente, tendo retirado os blocos que caíram, colocando-os no passeio em frente, onde ainda permanecem.

A autarquia também colocou duas grades na zona onde o muro ruiu, mas para o residente estas não oferecem segurança: "Pode acontecer uma desgraça".

Também Manuel Gonçalves, proprietário de um restaurante junto ao viaduto, alertou que "é um perigo para as crianças e para qualquer pessoa que passe ali de noite".

Outra comerciante local, Conceição Chaves, chamou a atenção, por outro lado, para o facto de já se terem verificado situações de vandalismo, já que "durante a noite, retiram as grades por malandrice" e são os moradores que as têm de repor.

AYMN // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".