Projecto que vigia saúde a habitantes no Sabugal alargado em Setembro à Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 10 jul (Lusa) - O estudo na área da saúde que está a ser realizado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB) na freguesia de Casteleiro, Sabugal, vai ser alargado à Guarda, disse hoje fonte ligada ao projeto.

João Luís Baptista, professor na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, e coordenador do CIDB disse hoje à agência Lusa que o projeto de aplicação do SVD - Sistema de Vigilância Demográfica ("coorte" de base populacional) junto de mil habitantes de uma rua da cidade da Guarda vai começar no início de setembro, com a realização de inquéritos porta a porta.

O responsável esclareceu que, na Guarda, "é como no Casteleiro, a unidade é a rua, são todas as pessoas que lá vivem, independentemente da idade ou de qualquer outra coisa".

"Na Guarda, vai ser precisamente o mesmo procedimento. Vamos porta a porta tirar o GPS [georreferenciação], fazer o mesmo inquérito, a mesma coisa. E, depois, as pessoas que estiverem em casa fazem o inquérito dentro da casa, daquilo que for definido", disse o responsável indicando que na cidade o estudo vai incidir na rua Pedro Álvares Cabral.

A artéria foi escolhida por refletir "mais ou menos a realidade da zona urbana da Guarda" por ser "central e muito longa", esclareceu.

A aplicação do SVD inclui o levantamento demográfico, da pré-diabetes, da doença pulmonar obstrutiva crónica e de indicadores do ambiente, além do perfil de saúde dos habitantes daquela zona da cidade da Guarda localizada no raio de ação da unidade de saúde familiar A Ribeirinha.

Os dados do estudo criarão uma plataforma informatizada que poderá ser utilizada tanto em estudos descritivos (prevalência, incidência, fatores de risco, modos de vida, etc.), analíticos ou de avaliação de intervenções na comunidade, por exemplo, ao nível da promoção da saúde, segundo os promotores.

João Luís Baptista disse que para o inquérito a realizar na Guarda foi pedida a colaboração dos alunos da Escola Superior de Saúde.

A Unidade Local de Saúde (ULS) local disponibilizou uma sala, no hospital, para ser utilizada pelos investigadores durante a fase de recolha da informação, indicou.

A UBI, a ULS/Guarda, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, a Direção Geral de Saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária são algumas das entidades envolvidas na iniciativa.

O mesmo projeto também prevê a possibilidade de realização de um estudo idêntico em território espanhol, na área da Junta de Castilla e Léon.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).