Freguesia da ilha de São Miguel oferece pão e chá para atrair visitantes

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 10 jul (Lusa) -- Pão e chá vai ser distribuído gratuitamente, na sexta-feira à noite, na Maia, na ilha açoriana de São Miguel, numa iniciativa da junta de freguesia para atrair visitantes à única região da Europa onde se produz chá.

"Teremos cerca de três mil papos-secos para distribuir. Acredito que esgote se o tempo estiver bom. Temos de prevenção mais 500 se for necessário", disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Maia, Jaime Rita, revelando que esta será a 13.ª edição deste "evento singular".

A "Noite de pão quente e chá ao luar" vai decorrer na zona balnear do Porto Novo, na Maia, a partir das 22:00 locais. Um convívio onde a organização estima que possam comparecer cerca de três mil pessoas.

"No primeiro ano fizemos isso com algum receio que as coisas não corressem bem, mas foi um sucesso e daí para cá a frequência média tem vindo a aumentar", afirmou Jaime Rita, que conta com a colaboração e apoio de várias entidades locais para realizar o evento.

Segundo disse Jaime Rita, na Maia "há o hábito", durante as noites de verão, de ir em grupo comprar pão quente à única padaria da freguesia, onde moram quase duas mil pessoas.

A junta de freguesia aproveitou esta tradição e transformou-a num verdadeiro cartaz turístico anual, sendo já considerado um dos eventos que mais forasteiros atraem à Maia numa única noite.

Além do pão quente, os convivas vão ter à espera uma chávena de chá da Gorreana "feito na hora", manteiga, queijo e, pela primeira vez, será oferecida também marmelada, de um fabricante micaelense que se associou ao evento.

A Gorreana é a maior das duas fábricas de chá que existem em São Miguel (chegou a haver seis na costa norte da ilha) e entre os anos de 1980 e o início deste século foi mesmo a única que continuou a funcionar.

A fábrica produz chá preto e verde, tem 32 hectares de plantação e produz 38 toneladas em média por ano.

O serão começará pelas 20:30 com um desfile etnográfico por algumas ruas da freguesia, envolvendo vários grupos locais e muita música, primeiro pela banda filarmónica da Maia, num palco montado no areal, e depois por dois DJ noite dentro.

RME // MP

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados