Investidos 1,3 ME em pavilhão desportivo de Meadela, Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 02 jul (Lusa) - Uma das maiores freguesias do Alto Minho vai contar a partir desta semana com o primeiro pavilhão desportivo, obra de 1,3 milhões de euros que se constituiu como um "projeto comunitário", informaram hoje os promotores.

Trata-se de uma obra realizada pelo Centro Social e Cultural da Meadela, de Viana do Castelo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), instalada numa área de influência de 13.000 habitantes e que vai apoiar diretamente um núcleo escolar com 500 alunos.

"Era nosso propósito, há muito, dotar a Meadela de um espaço capaz de acolher o desporto nas suas diversas vertentes. Poupámos muitas verbas nos últimos anos para poder realizar este investimento", explicou Nicolau Veríssimo, presidente da instituição.

A inauguração do Pavilhão Desportivo da Meadela, o primeiro daquela freguesia, que é a segunda maior de todo o distrito de Viana do Castelo, está agendada para 06 de julho, às 17:00.

A obra representou um investimento de mais de 1,3 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários em meio milhão de euros.

A construção contou ainda com um apoio de 350 mil euros da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através de um acordo celebrado a 24 de abril de 2009. Ao Centro Social e Cultural da Meadela cabe assegurar os restantes 470 mil euros necessários.

Com uma área total de 2.040 metros quadrados, aquele equipamento vai permitir acolher a prática desportiva na freguesia, "colmatando a lacuna provocada pela inexistência de um espaço capaz de receber quer a população escolar, quer as diversas associações desportivas existentes", explicou a instituição.

Criado a 12 de fevereiro de 1981, o Centro Social e Cultural da Meadela emprega 28 colaboradores numa creche, que acolhe 85 crianças, e num Jardim de Infância, com mais 55 crianças, além de um centro de dia que dá apoio a 30 idosos, perspetivando a instituição a construção de um lar.

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.