FAM só precisa de convencer maioria parlamentar para ser aprovado

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jul (Lusa) - A proposta de lei para a criação do Fundo de Apoio Municipal (FAM), destinado à recuperação financeira de câmaras endividadas, foi hoje aprovada em comissão parlamentar, com os votos da maioria PSD/CDS e críticas da oposição.

A comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública aprovou, na especialidade, a proposta que regulamenta o FAM, que deve ser votada em plenário já na quinta-feira, segundo fonte do PSD.

A proposta do FAM acolheu alterações apresentadas pelo PSD e CDS-PP, com base no acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), mas foi aprovada com os votos favoráveis dos dois partidos da maioria, a abstenção do PS e do Bloco de Esquerda e contra do PCP.

A deputada Paula Santos resumiu a oposição "de fundo" do PCP, considerando que o FAM "não é uma solução para a situação difícil do ponto de vista financeiro em que os municípios se encontram".

"Esta é uma proposta que não respeita a autonomia do poder local democrático", acusou a deputada, alertando que o novo fundo não resolve o problema aos municípios endividados e "vai levar todos os outros para uma degradação da sua situação financeira".

Paula Santos recusou que a proposta imponha "um conjunto de condições que penaliza ainda mais as populações" e defendeu, em alternativa, "o aperfeiçoamento de instrumentos já existentes" para o reequilíbrio e saneamento financeiro das autarquias.

A deputada Helena Pinto justificou que o Bloco de Esquerda (BE) rejeita o FAM por entender que este deve ser apenas financiado pelo Estado, sem a obrigatoriedade de adesão pelos municípios que não estejam em dificuldades financeiras.

Para o BE, O FAM não vem resolver os problemas finaceiros das autarquias e as propostas de alteração "cirúrgicas" que apresentou não visaram fazer desta "uma lei boa, mas minorar os impactos negativos" da proposta do Governo.

A maioria parlamentar deixou passar apenas duas alterações do BE, de natureza social e na esfera da habitação.

O PS, através de João Paulo Correia, destacou as alterações introduzidas pelo Governo na sequência das negociações com a ANMP, mas notou que o FAM terá consequências negativas para as autarquias que têm feito um esforço para resolver a sua dívida.

O deputado argumentou que, "da dívida global do Estado, só 2% é da responsabilidade dos municípios", e criticou a "obrigatoriedade de adesão" das autarquias.

Os municípios sujeitos ao ajustamento financeiro vão ter taxas máximas de impostos durante um período até 20 anos, lamentou João Paulo Correia.

O deputado Jorge Paulo Oliveira, do PSD, defendeu que a proposta do Governo representa "um mecanismo estrutural" para responder às dificuldades de muitas autarquias.

Em sua opinião, o acordo com a ANMP permitiu melhorar a proposta, que viu alargado o prazo de adesão de cinco para sete anos e a repartição da participação no capital do FAM em 50% para os municípios (na proposta inicial o Governo entrava apenas com 30%).

Jorge Paulo Oliveira estranhou as críticas socialistas, quando presidem e estão em maioria na ANMP, e acusou o PS de só estar interessado "em fazer oposição".

A proposta do FAM, para Artur Rêgo (CDS-PP), "espelha a autonomia do poder local", porque entrega às autarquias "a responsabilidade pela sua própria gestão".

O capital social do FAM será de 650 milhões de euros e destina-se a acudir a concelhos em sérias dificuldades financeiras.

LYFS // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.