Concessionária das obras na EN125 deverá apresentar plano em Julho

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 09 jul (Lusa) -- O secretário de Estado dos Transportes disse hoje que a concessionária do Algarve Litoral deverá apresentar até ao final do mês à Estradas de Portugal um plano para recomeçar as obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 125.

"O que ficou acertado, quando nós fechámos a renegociação do contrato, é que no mês de julho a concessionária apresentaria o programa de trabalhos", afirmou Sérgio Monteiro, acrescentando que, de acordo com informação da Estradas de Portugal (EP), a empresa promoverá, também em julho, uma reunião aberta do seu conselho de administração no Algarve.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações falava aos jornalistas à margem da apresentação do programa "Porta a Porta", que hoje decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

No final de maio foi anunciada a renegociação do contrato da subconcessão Algarve Litoral, que permitirá o reinício das obras de requalificação da EN125, suspensas em 2011, mas cuja nova versão exclui da empreitada o troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, mantendo os trabalhos entre Vila do Bispo e Olhão.

De acordo com o governante, a EP "quer discutir com os autarcas de que forma o plano de trabalhos é implementado", no sentido de ter o "menor impacto" possível na economia da região durante a época de verão, quando há mais turistas a circular.

A realização das obras nos troços da EN 125 que ficaram de fora do novo contrato deverão ser executadas pela EP, seguindo um calendário idêntico ao da concessão, para que ambas estejam terminadas na mesma altura e não haja "diferenças de tratamento entre algarvios", concluiu.

Quando foi anunciada a renegociação do contrato, os autarcas cujos municípios não ficaram abrangidos acusaram a empresa de promover uma "discriminação" entre os algarvios do barlavento, na zona oeste do Algarve, cujos troços foram incluídos na nova versão do contrato, e do sotavento (zona este).

O recomeço das obras abrange a requalificação da Variante Norte a Faro, interrompida no ano de 2011, por via de um litígio que separava os parceiros privados do consórcio responsável.

MAD (MHC) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).