Comboio "Celta" começa hoje a ligar Porto e Vigo sem paragens

| Norte
Porto Canal / Agências

Vigo, Espanha, 02 jul (Lusa) - O primeiro comboio "Celta", novo serviço direto entre Vigo, Galiza, e Porto, parte esta manhã daquela estação espanhola, passando a viagem a ser realizada em menos 45 minutos e sem as 14 paragens intermédias anteriores.

A partida do novo serviço direto inicia-se na estação de Vigo às 09:02 (menos uma hora em Lisboa) e, em sentido inverso, na estação de Campanhã, no Porto, às 08:15. Ao final do dia repetem-se as saídas pelas 19:15, no Porto, e às 19:54 (hora local) em Vigo.

Sem paragens intermédias e com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio "Celta" passa a ser também o primeiro operado em conjunto entre a CP e a Renfe (congénere espanhola), percorrendo os 175 quilómetros em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas.

Na viagem inaugural do serviço, realizada na segunda-feira, a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, admitiu a expectativa de uma "grande afluência", tendo em conta, também, o "preço muito razoável" do bilhete. Já para o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, o novo comboio direto permitirá "dinamizar" setores como o turismo e o comércio, além do investimento entre as duas regiões.

Pelo facto de circular numa via única, o novo comboio, que inicia hoje a sua exploração comercial, vai fazer algumas paragens técnicas ao longo do percurso, de poucos segundos, nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Depois de concluída a modernização da linha, em 2016, os governos dos dois países estimam reduzir a mesma viagem a 90 minutos.

Entretanto, a CP vai passar a disponibilizar ligações ferroviárias adicionais para assegurar os serviços regionais da Linha do Minho até agora garantidos pelo comboio Porto/Vigo, que contava com 14 paragens intermédias em mais de três horas de viagem.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.