Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Associação Comercial faz estudo de mercado sobre hábitos de consumo na Guarda

| País
Fonte: Agência Lusa

Guarda, 09 jul (Lusa) - A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) anunciou hoje que está a realizar um estudo de mercado de âmbito distrital sobre os hábitos de consumo da população.

O presidente da ACG, Miguel Alves, disse à agência Lusa que o estudo, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, ficará concluído no final do mês, altura em que serão anunciadas as principais conclusões.

Segundo o responsável, o inquérito que abrange os 14 concelhos do distrito da Guarda "pretende caracterizar quais os hábitos dos consumidores da região, nomeadamente no que concerne à frequência das compras, tipo de comércio preferencial, locais de compra e comércio eletrónico", entre outros parâmetros.

Miguel Alves indicou que o estudo "tem uma amostra de, no mínimo, mil inquéritos" e, como abrange a cidade da Guarda e os restantes 13 concelhos do distrito, "vai ser possível verificar se os hábitos de consumo são distintos de concelho para concelho e na capital de distrito".

O responsável lembra que a ACG tem realizado, nos últimos anos, vários estudos através do seu Observatório do Comércio, sobre temas como taxas de IVA em Portugal e Espanha, vandalismo no centro histórico e estacionamento.

Com o estudo em curso sobre os hábitos de consumo da população, a associação pretende "constituir uma ferramenta de trabalho sólida e abrangente, para que os diversos agentes económicos e políticos do distrito possam tomar decisões fundamentadas no desenvolvimento dos seus modelos de negócio ou das suas políticas", justificou.

Miguel Alves referiu que a ACG parte para a realização do inquérito com hipóteses relacionadas com a preferência dos consumidores pelas grandes superfícies comerciais e por "comprarem fora da área de residência, quando se deslocam em viagens de lazer".

O inquérito, de participação livre, está a ser realizado no terreno, por uma equipa de quatro pessoas, e também via internet (no endereço http://habitosdeconsumoguarda.limequery.com).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Identificados 70 bares e discotecas que representam risco de segurança pública

A PSP e a GNR identificaram 70 bares e discotecas em Lisboa, Porto e Albufeira, que representam risco para a segurança pública, no âmbito de uma avaliação pedida pelo Ministério da Administração Interna, em dezembro.

Portugueses compraram em 2017 mais 1,4 milhões de medicamentos do que em 2016

O Estado pagou mais de 24 milhões de euros pelas comparticipações dos medicamentos vendidos nas farmácias no ano passado. Os dados foram revelados pelo Infarmed que dá ainda conta de que no ano anterior, os portugueses compraram mais 150 milhões de embalagens de medicamentos.

Seis portugueses envolvidos em acidente em França estão fora de perigo e vão ser ouvidos pelas autoridades

Os seis portugueses que sofreram um acidente no sul de França, na quinta-feira, tiveram apenas ferimentos ligeiros e agora deverão ser ouvidos pelas autoridades francesas, disse este sábado o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.