Info

Associação Comercial faz estudo de mercado sobre hábitos de consumo na Guarda

| País
Fonte: Agência Lusa

Guarda, 09 jul (Lusa) - A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) anunciou hoje que está a realizar um estudo de mercado de âmbito distrital sobre os hábitos de consumo da população.

O presidente da ACG, Miguel Alves, disse à agência Lusa que o estudo, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, ficará concluído no final do mês, altura em que serão anunciadas as principais conclusões.

Segundo o responsável, o inquérito que abrange os 14 concelhos do distrito da Guarda "pretende caracterizar quais os hábitos dos consumidores da região, nomeadamente no que concerne à frequência das compras, tipo de comércio preferencial, locais de compra e comércio eletrónico", entre outros parâmetros.

Miguel Alves indicou que o estudo "tem uma amostra de, no mínimo, mil inquéritos" e, como abrange a cidade da Guarda e os restantes 13 concelhos do distrito, "vai ser possível verificar se os hábitos de consumo são distintos de concelho para concelho e na capital de distrito".

O responsável lembra que a ACG tem realizado, nos últimos anos, vários estudos através do seu Observatório do Comércio, sobre temas como taxas de IVA em Portugal e Espanha, vandalismo no centro histórico e estacionamento.

Com o estudo em curso sobre os hábitos de consumo da população, a associação pretende "constituir uma ferramenta de trabalho sólida e abrangente, para que os diversos agentes económicos e políticos do distrito possam tomar decisões fundamentadas no desenvolvimento dos seus modelos de negócio ou das suas políticas", justificou.

Miguel Alves referiu que a ACG parte para a realização do inquérito com hipóteses relacionadas com a preferência dos consumidores pelas grandes superfícies comerciais e por "comprarem fora da área de residência, quando se deslocam em viagens de lazer".

O inquérito, de participação livre, está a ser realizado no terreno, por uma equipa de quatro pessoas, e também via internet (no endereço http://habitosdeconsumoguarda.limequery.com).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Alterações climáticas vão gerar verões tempestuosos e abafados

As alterações climáticas estão a mudar a energia na atmosfera, levando a verões mais tempestuosos, mas também a longos períodos quentes e abafados, com implicações na qualidade do ar, segundo um estudo hoje divulgado.

Camião derrama combustível entre Vimieiro e Benavente e provoca quatro acidentes

Um pesado de mercadorias derramou esta segunda-feira combustível nas estradas nacionais 251, 119 e 118-1, entre Vimieiro (Évora) e Benavente (Santarém), tendo provocado o despiste de quatro viaturas na EN 251, com um ferido ligeiro, disse fonte da GNR.

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que esta segunda-feira de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.