Governo: "Política de austeridade" defendida por Gaspar suscitou "frequentes protestos", diz Xinhua

| Política
Porto Canal / Agências

Pequim, 02 jul (Lusa) - A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua relatou hoje sem comentários a demissão do ministro português das Finanças, Vítor Gaspar, mas lembrou que a "dura política de austeridade" defendida pelo antigo governante suscitou "frequentes protestos" nas ruas.

Vítor Gaspar "é o segundo ministro da coligação (PSD/CDS) a demitir-se depois da saída de Miguel Relva, ministro dos Assuntos Parlamentares, na sequência de um escândalo relacionado como o seu diploma universitário", refere também a Xinhua numa notícia difundida hoje de madrugada (hora local).

Enquanto Gaspar ocupou a pasta das Finanças, "o governo português pôs em prática uma série de duras políticas de austeridade para obter o resgate de 78.000 milhões de euros da Troika formada pela União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu", assinala a agência chinesa.

"As decisões do governo suscitaram indignação entre o povo português, que frequentemente saiu à rua para protestar", acrescenta a notícia.

Vítor Gaspar, que visitou a China há um ano, apresentou a demissão na segunda-feira e vai ser substituído pela sua secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.

Numa carta enviada ao primeiro-ministro, Vítor Gaspar admitiu ter pedido duas vezes a demissão do Governo, em 2012 e já em 2013, e justifica a sua saída com a falta de "mandato claro" para concluir atempadamente a sétima avaliação da "Troika".

AC/SCA // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.