CDS-PP aprovou 102 coligações às autárquicas

CDS-PP aprovou 102 coligações às autárquicas
| Política
Porto Canal

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou hoje 102 coligações autárquicas para as próximas eleições nas quais em 13 é o próprio partido a liderar a candidatura ao município, disse à agência Lusa Domingos Doutel, coordenador autárquico do partido.

De acordo com o mesmo responsável, 89 das coligações aprovadas serão lideradas pelo PSD e nalguns dos municípios a lista de candidatura inclui também o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Partido da Terra (MPT).

Domingos Doutel explicou também que em 175 dos 308 municípios portugueses, o CDS-PP vai concorrer com listas próprias e que ainda está a analisar os processos relativos a 30 outras candidaturas como sejam municípios alentejanos e outros do interior do país.

Com 106 conselheiros presentes, Domingos Doutel disse que a maioria das coligações foi aprovada por unanimidade e que, votadas separadamente, Lisboa acolheu 96 % de votos favoráveis e Aveiro 89 % de apoio.

"Lançamos também um apelo aos nossos candidatos para que façam uma campanha poupadas, mas esclarecedora porque há portugueses a sofrer com a crise que o país atravessa e nós, apesar de partimos com modéstia quanto a resultados eleitorais estamos convictos que iremos aumentar o número de eleitos", afirmou.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.