Pais de Courel, Barcelos, contestam fecho de escola na rua e no tribunal

| Norte
Porto Canal com Lusa

 Três dezenas de pessoas de Courel, Barcelos, manifestaram-se hoje frente à Câmara local contra o anunciado fecho da escola do 1.º ciclo daquela freguesia e garantiram que vão avançar com uma providência cautelar para tentar evitar o encerramento.

"Se a nossa escola tem 22 alunos, reúne todas as condições, tem uma boa cantina, vão fechá-la porquê?", insurgiu-se Piedade Figueiras, mãe de uma criança do 1.º ano.

Esta mãe perguntou ainda "onde está a pedagogia" de, como alegadamente estará previsto na escola de acolhimento, em Gueral, constituir duas turmas mistas, cada uma com 25 ou 26 alunos.

Além disso, sublinhou que a cantina da escola de Gueral "não tem condições".

Críticas partilhadas por Alice Simões, mãe de uma menina que vai para o 3.º ano, que sublinhou que, a concretizar-se a transferência para Gueral, os alunos ficarão como "sardinha na lata".

Alice Simões garantiu que os pais vão mesmo avançar com uma providência cautelar para tentar impedir o fecho da escola de Courel.

Com 72 anos, Severino Campos também quis marcar presença na manifestação, não escondendo a "tristeza" que sente por ver fechar uma escola onde tanto ele como os seus oito filhos aprenderam a ler e a escrever.

"É uma tristeza muito grande e sabe no que é que isto dá? Dá que os mais novos emigram e ficam sem vontade de voltar. E os mais velhos estão condenados a ficar sozinhos, quando mais precisam de alguém que tome conta deles", atirou.

Também presente na manifestação, o presidente da União das Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral garantiu que a autarquia "assumirá os custos" da ação judicial.

"Fechar é sempre mau", admitiu o autarca, sublinhando que a Junta ainda propôs, mas sem sucesso, uma solução que passasse pela manutenção de dois anos em Courel e outros dois na freguesia vizinha de Chorente.

A vereadora da Educação na Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, disse que a manifestação decorreu na porta errada, já que o município "não teve qualquer interferência" na decisão da escola de Courel.

Vincando que foi uma decisão do Ministério da Educação, a autarca acrescentou que o município teve "um empenho muito grande" para o não-encerramento de escolas no concelho.

Disse ainda que a escola de Courel apenas teria 21 alunos no próximo ano letivo, pelo que se se mantivesse aberta poderia apenas funcionar com uma turma com os quatro anos.

No concelho de Barcelos, está ainda previsto o fecho das escolas de Adães e Tamel S. Pedro Fins.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.