Wolfgang Schaüble lamenta decisão mas elogia "colega e amigo" Vítor Gaspar

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) - O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, lamentou, em declarações enviadas à Lusa, o pedido de demissão do seu "colega e amigo" Vítor Gaspar, considerando que este foi decisivo para colocar Portugal no caminho da recuperação económica.

"Lamento a decisão do meu colega e amigo Vítor Gaspar. Ele e a sua equipa foram decisivos para recolocar Portugal o caminho certo da recuperação económica. Eles garantiram que os investidores recuperassem a confiança em Portugal", diz o líder da pasta das Finanças da maior economia europeia.

"Vou sentir falta de um parceiro de confiança e um bravo lutador pela causa do seu país", adianta ainda o governante alemão em declarações enviadas à Agência Lusa.

Wolfgang Schaüble elogiou ainda a escolha já hoje conhecida de Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, para o cargo deixado vago por ministro das Finanças.

"É no entanto bom ver que um dos seus mais próximos aliados irá suceder-lhe. Maria Luís Albuquerque tem sido um agente chave para Portugal e na implementação do programa português e assim na reconstrução da economia portuguesa. É reconfortante saber que Portugal vai manter o caminho e que Maria Luís Albuquerque irá continuar o bom trabalho feito até agora. Congratulo-a, desejo-lhe o melhor", diz o governante alemão, esperando falar com ela já na próxima reunião do Eurogrupo que acontece em Bruxelas na próxima semana.

NM // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.