Governo: PM vai ser responsável por tudo que aconteça nas Finanças -- CAP

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 01 jul (Lusa) -- O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, disse hoje que, com a substituição de Vítor Gaspar por Maria Luís Albuquerque no Ministério das Finanças, o primeiro-ministro assume uma maior responsabilidade pela pasta.

"O que vai acontecer no Ministério das Finanças daqui para a frente vai ser da responsabilidade total do primeiro-ministro e portanto acho que ele se expõe a um nível que não estava exposto até agora e vamos ver o que é que isso representa e o que vai representar no futuro", considerou João Machado à Lusa.

A maior preocupação do dirigente da CAP, à semelhança de outras confederações patronais, é com "as políticas e não com as pessoas", mas sublinha que "há aqui uma responsabilização imediata do primeiro-ministro sobre a política das Finanças, de outra maneira a atual secretária de Estado do Tesouro não seria escolhida para ministra das Finanças".

"Parece que há aqui um risco do primeiro-ministro em assumir o comando desta pasta, sobretudo se não for para fazer uma alteração de política. Portanto, nesta matéria estamos muito expectantes para ver se isto corresponde a uma alteração de política ou à manutenção da mesma política", disse João Machado.

Por isso, a CAP entende que se a alteração de ministro significar uma mudança de políticas então deverá ser aplaudida, mas, caso represente a continuidade do que tem vindo a ser seguido, então contará com a sua oposição.

"Temos criticado esta política que leva ao fecho das empresas e criação de desemprego e, portanto, nessa matéria, estamos expectantes para ver se alguma coisa muda ou se tudo se mantém na mesma, sendo que o nome da atual secretária de Estado do Tesouro me parece um risco político muito grande", afirmou João Machado.

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e a sua substituição por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, propostas pelo primeiro-ministro.

Esta informação foi divulgada na página da Presidência da República na internet, na qual se lê que Vítor Gaspar foi exonerado "a seu pedido" e que Maria Luís Albuquerque será nomeada "para o mesmo cargo".

Maria Luís Albuquerque vai tomar posse na terça-feira, às 17:00, no Palácio de Belém.

Esta foi a segunda saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril deste ano.

Com a exoneração de Vítor Gaspar caem automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública.

TDI (IEL) // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".