Festival de Jazz de Viseu propõe três dezenas de atividades em cinco dias

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 07 jul (Lusa) - O segundo Festival de Jazz chega a Viseu na penúltima semana de julho, propondo uma agenda com 19 concertos em vários pontos da cidade, um "workshop" de sopros, animação de rua e algumas performances no comboio turístico.

"A grande novidade para a segunda edição do Festival de Jazz de Viseu é o número de concertos que temos para oferecer e em mais locais. Depois da ótima experiência que tivemos no ano passado, decidimos aumentar o número de apresentações", revelou Ana Bento, responsável da Associação Cultural Gira Sol Azul.

O 2.º Festival de Jazz de Viseu é uma iniciativa pensada pela Associação Cultural Gira Sol Azul, em parceria com a Câmara de Viseu, que decorre de 23 a 27 de julho e promove, na cidade, 31 atividades.

De acordo com Ana Bento, a programação foi escolhida de forma a abranger um público diversificado, refletindo um pouco o que é a identidade da entidade promotora.

"Vamos oferecer uma programação variada, para tentar agradar um pouco a todo o tipo de público. Se não gostarem tanto de uma coisa, poderão ouvir outra", sublinhou.

Durante os cinco dias de festival será instalado um palco grande na relva do Parque Aquilino Ribeiro, no centro da cidade de Viseu, para onde estão previstos "três grandes concertos".

O primeiro terá lugar a 24 de julho, com um trio de fusão, do baterista Troy Miller; num segundo momento, sobem ao palco, a 25 de julho, o quinteto da cantora e atriz Mariana Norton; e, por fim, está prevista a atuação do grupo SSS-Q+convidados, a 26 de julho.

"Outra das novidades para este ano é a colocação do palco 'after hours' no largo Pintor Gata, junto à Sé de Viseu", revelou.

Neste palco terão lugar três concertos: a atuação do Ensemble de Músicos da Gira Sol Azul, um outro dos Bounce Lab com o guitarrista Mané Fernandes e a apresentação do projeto "Triciclo Vivo", com o saxofonista João Mortágua.

Destaque ainda para o concerto de encerramento do festival, a 27 de julho, que terá lugar no Centro de Recrutamento do RIV, com a banda Tributal a realizar um tributo ao cantor Sting, com vários arranjos de jazz.

A atividade jazz no comboio turístico também vai ser repetida, fruto do sucesso que registou na primeira edição do Festival de Jazz.

"Decidimos repetir a dose e vamos ter um grupo de músicos numa carruagem e numa outra, onde seguem os viajantes, vamos desafiá-los a tocar instrumentos de fácil manuseamento", referiu.

CMM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.