Bloco de Esquerda contra "privatização" do Teatro Aveirense

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 mai (Lusa) - O Bloco de Esquerda de Aveiro acusou hoje a Câmara PSD/CDS de estar a executar um "estudo secreto" para a fusão do Teatro Aveirense com a AveiroExpo, reduzindo aquela casa de espetáculos a uma sala de eventos.

Nelson Peralta, da concelhia do BE e candidato daquele partido à Câmara de Aveiro, disse hoje em conferência de imprensa que, "como os cartazes (do Teatro Aveirense) mostram, a integração com a AveiroExpo está a ser feita sem que haja nenhuma decisão da Assembleia Municipal, ou mesmo decisão do executivo, que a suporte.

"Estamos perante uma privatização encapotada porque grande parte do capital a que fica adstrito o Teatro Aveirense é privado. Esta a forma de governar do PSD/CDS, com cartas na manga e estudos secretos, avançando com medidas sem dizer nada a ninguém, nas costas da própria assembleia e mesmo do executivo, onde esta incorporação não foi votada, nem discutida", disse.

As consequências, segundo Nelson Peralta, podem-se adivinhar pelos exemplos do que se passou com "o Rivoli e o Batalha, no Porto, que no início eram o topo da arte e no final estavam obsoletos, nada foi recuperado, mantido, ou evoluiu", com a mudança no modelo da sua exploração.

"Quando existe uma privatização da principal sala da Cultura em Aveiro, sabemos que se vão sobrepor os eventos à Cultura. Vamos ter uma calendarização de eventos para fora e não uma verdadeira política cultural que envolva os seus agentes em Aveiro", critica.

Para o Bloco de Esquerda, a principal sala de espetáculos de Aveiro vai ser "reduzida a uma mera sala de eventos, como se passou com o Batalha, quando passou a ser gerido pela Associação Comercial do Porto passou a ser usado para congressos e eventos comerciais e para uma Cultura de consumo imediato, já digerida".

Os bloquistas salientam que Aveiro já tem um Centro de Congressos e até mesmo o Parque de Exposições para acolher esse tipo de eventos e acusam a maioria PSD/CDS de "completo desinteresse pela Cultura, fazendo um garrote financeiro sobre o Teatro Aveirense", que ilustram com números.

"Em 2007, o dinheiro gasto em Cultura foi 650 mil euros. Em 2012 ficámos nos 145 mil euros. Praticamente cinco vezes menos. Em 2007 no Teatro Aveirense foram investidos 376 mil euros e em 2012 foram investidos zero euros. Esta é a radiografia das políticas culturais desta câmara PSD/CDS", afirma Nelson Peralta.

Em declarações públicas, a vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco, confirmou o estudo da incorporação do teatro Aveirense na empresa AveiroExpo, cujo capital é participado pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), negando que o estudo seja "secreto".

Segundo Maria da Luz Nolasco, o processo implicou uma prévia demonstração de viabilidade económica e é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, sublinhando que, com essa solução, se rentabiliza o equipamento cultural e se salvaguardam postos de trabalho.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.