Receitas com taxas moderadoras em 2012 ficou aquém do definido pela 'troika'

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) - O Serviço Nacional de Saúde cobrou no ano passado 171,4 milhões de euros em taxas moderadoras, um valor que ficou aquém das metas previstas no memorando de entendimento, que estabelecia um objetivo de 231,5 milhões de euros.

De acordo com um relatório elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre "O novo regime jurídico das taxas moderadoras", que entrou em vigor a 01 de janeiro de 2012, o memorando de entendimento traçou uma meta a alçcançar com a cobralnça de taxas moderadoras, no valor de 231.586.949 euros em 2012.

No entanto, o valor total cobrado ascendeu aos 171.443.375 euros, menos cerca de 50 milhões do que o previsto.

Segundo o relatório, a segunda revisão do Memorando de Entendimento, de 9 de dezembro de 2011, quantificou os objetivos a atingir com a cobrança de taxas, estabelecendo-se que em 2012 essa receita deveria crescer em 150 milhões de euros face à receita de 2011, e que em 2013 deveria crescer 50 milhões face a 2012.

A informação constante do documento revela que a receita das taxas moderadoras cresceu apenas 89,8 milhões de euros de 2011 para 2012.

A ERS sublinha contudo que as taxas moderadoras têm "um peso diminuto" no total da receita do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que em 2010 (67,6 milhões) representaram apenas 0,74% do total da receita do SNS, em 2011 representaram 0,95% e em 2012 representaram 1,7%.

O mesmo documento faz também uma análise à redução do número de consultas presenciais nos centros de saúde, entre 2011 e 2012, o que associa às dificuldades económicas dos portugueses e não especificamente ao aumento das taxas moderadoras.

Segundo a ERS esta redução de consultas presenciais verifica-se precisamente entre os isentos, ou seja, aqueles para quem não existe a barreira financeira das taxas.

No entanto, são estes que vivem maiores dificuldades financeiras e que reduziram o consumo de bens e serviços, o que tem reflexos na saúde.

"O grupo de utentes isentos em 2012 será mais suscetível de fazer refletir no seu consumo de cuidados de saúde um efeito de redução global do seu consumo de bens e serviços", afirma o regulador, sublinhando que "no consumo dos cuidados de saúde o encargo financeiro direto para os indivíduos não se esgota na taxa moderadora, havendo que levar em conta custos de deslocação, custos de absentismo ao trabalho e custos posteriores de adesão a eventuais planos de tratamento resultantes da consulta médica".

A par com a queda de consultas presenciais, de 2011 para 2012, verificou-se um aumento do número de consultas sem a presença do utente, uma variação que aponta igualmente para as dificuldades financeiras, uma vez que, na tabela das taxas moderadoras, uma consulta presencial é taxada a 5 euros e uma consulta não presencial implica o pagamento de 3 euros.

AL // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.