CIP preocupada com quebra de confiança no sistema financeiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mai (Lusa) - O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) considerou hoje que alargar a toda a União Europeia (UE) a medida de resgate adotada no Chipre para os maiores depósitos bancários põe em causa a confiança no sistema financeiro.

"A confiança que deve existir no sistema bancário não é compatível com estas medidas. Não se pode decalcar o que foi no meu entendimento uma má medida que a União Europeia tomou em relação ao Chipre e agora alargá-la a toda a UE", disse António Saraiva, à entrada para uma reunião da concertação social de preparação para o Conselho Europeu de quarta-feira.

Para António Saraiva, é importante que os bancos estejam com solidez.

"Quanto mais fuga a depósitos existir, mais frágil, menos confiança se tem no sistema financeiro e todos sabemos que o sistema financeiro vive da confiança dos depositantes. É sobretudo esta quebra de confiança que me preocupa", disse o presidente da CIP.

Na semana passada, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu que os depósitos bancários abaixo dos 100 mil euros são "sagrados" e jamais sofrerão perdas nos processos de liquidação de bancos, e mesmo os superiores apenas serão afetados como "último recurso".

ICO // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.