Técnica da "gaiola pombalina" resgatada no Minho para criar casa ecológicas

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jul (Lusa) -- A "gaiola pombalina", estrutura de madeira usada para reforçar paredes, é uma marca identificadora dos edifícios da Baixa de Lisboa, onde nasceu há mais de 250 anos, mas este ano vai começar a aparecer no Minho e na Galiza.

Licenciado em estudos superiores de arquitetura, João Alves, de Ponte de Lima, esteve no início do ano em Lisboa a trabalhar durante cerca de um mês e, nas visitas pela cidade, recordou o "tempo de estudante" quando a "gaiola pombalina" constava dos livros enquanto "processo já extinto".

Desta recordação surgiu a vontade de "resgatar a técnica".

"Isto é tão lindo, que tenho de me mexer", pensou João Alves, que assegurou à agência Lusa querer alargar o uso daquela técnica portuguesa, inspirada na construção naval, à construção de casas de madeira, que são a sua área profissional.

À vontade do empresário, somaram-se resultados "muito bons" nos ensaios feitos à técnica da "gaiola" na Universidade do Minho, assim como uma "tecnologia nova" a nível do isolamento térmico, o que resulta em casas ecológicas.

Recordando que a "gaiola pombalina" consistiu em cruzamentos em "x" de travessas de madeira envolvidas em alvenaria proveniente dos escombros do terramoto de 1755, em Lisboa, o empresário decidiu, no seu projeto, utilizar restos das pedreiras de Ponte de Lima.

"Procurei ser coerente com o mesmo conceito de Lisboa. A casa tem um aspeto resistente, tem uma boa aceitação, fica como uma homenagem e é um sistema que posso reproduzir até ao infinito, porque o módulo é a parede, não é a casa", explicou João Alves, em declarações à agência Lusa.

Construída está já um micro casa, com 28 metros, que serve como exposição de uma técnica desconhecida no Minho, enquanto a primeira habitação deve ser instalada em Mondariz, na Galiza (Espanha).

"As pessoas têm pouco dinheiro, não têm a certeza se vão ficar ali, e a casa pode ser mudada", explicou.

Noutros países, o reforço das paredes nas casas de madeira já existe, mas "fica sempre escondido". Em Portugal, é ainda necessário usar técnicas térmicas diferentes, pois as temperaturas no país podem chegar aos 40º, durante o dia, e descer até aos 15º, à noite.

Como a madeira é um material com "inércia térmica fraca" são necessárias correntes de ar para arrefecer a casa e fontes de calor para a aquecer. Com parede de pedra, o calor do sol retido é libertado gradualmente, mantendo temperaturas constantes ao longo das 24 horas, disse o empresário, explicando que apenas deverá ser necessário usar fontes de calor artificiais nos dias sem sol.

Segundo João Alves, a "gaiola" pode ser utilizada em construção nova ou em reabilitação e ficar visível ou não, conforme a vontade do cliente.

O metro quadrado da nova "gaiola pombalina" ronda dos 800 euros.

PL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.