"Cais Oeste" e "Canções i comentários" estreiam-se hoje no Festival de Almada

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 05 jul (Lusa) - A peça "Cais Oeste", de Bernard-Marie Koltès, e "Canções i comentários", de Rui Catalão, estreiam-se hoje, nos teatros municipais Joaquim Benite, em Almada, e Maria Matos, em Lisboa, respetivamente, no âmbito do 31.º Festival de Almada.

"Cais Oeste" assinala a primeira colaboração entre a Companhia de Teatro de Almada (CTA) e o encenador croata Ivica Buljan, na única estreia do grupo nesta edição do Festival. A peça sobe hoje e no domingo ao palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB).

"Canções i comentários" é um espetáculo concebido e interpretado por Rui Catalão, que o autor define como "um ato de resgate cultural, um exercício de interpretação, escuta e encenação das canções de Blarmino, com todas as suas histórias e anedotas".

O espetáculo - que regressa ao Maria Matos no domingo, na terça e na quarta-feira - baseia-se em canções de João Pedro Pinto, músico nascido em Coimbra, que assina com o pseudónimo Blarmino e que Rui Catalão considera "o maior talento musical" seu contemporâneo.

O encenador croata Ivica Buljan que esteve pela primeira vez no Festival de Almada em 2013, dirigirá ainda outra peça neste festival, "Macbeth segundo Shakespeare", texto do dramaturgo alemão Heiner Müller, a partir do clássico de William Shakespeare, que o Mini Teater Slovenia interpretará nos dias 08, 09 e 10, na Sociedade Incrível Almadense.

"Cais Oeste" é interpretado por Ana Cris, Alexandre Silva, António Fonseca, Diogo Dória, Pedro Walter, Soraia Chaves e Teresa Gafeira. A peça escrita por Bernard-Marie Koltès (1948-1991), considerado um dos principais dramaturgos franceses contemporâneos, tem tradução de Ernesto Sampaio.

"Macbeth segundo Shakespeare" recebeu o Prémio Persen, do Estado esloveno, em 2012, o Prémio Villanueva da Crítica Cubana, em 2012, e o Grande Prémio do 44.º Borstnik Festival, na Eslovénia. Para a encenação, Buljan baseou-se em situações da Alemanha de Leste, nos anos 1970, e no "capitalismo selvagem" e "na violência" que marcam a sociedade atual, como afirmou na apresentação do certame.

O 31.º Festival de Almada realiza-se de 04 a 18 de julho, em Almada e Lisboa, e tem 139 sessões, entre espetáculos de rua, cinema, colóquios, concertos e outras iniciativas.

O homenageado deste ano é o ator e encenador Luís Miguel Cintra, que dirigirá o curso sobre teatro "O sentido dos mestres", mote também de uma exposição sobre a sua carreira e os 40 anos do Teatro da Cornucópia, de que foi cofundador, concebida pela cenógrafa Cristina Reis.

O Festival foi fundado em 1984, pelo ator e encenador Joaquim Benite que, em 1970, fundou o Grupo de Campolide, e em 1978 o transferiu para aquela cidade. Benite dirigiu a Companhia de Teatro de Almada até morrer, a 04 de dezembro de 2012.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).