Taxistas dizem que serviço que permite ter motoristas privados "é ilegal"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- O presidente da ANTRAL defendeu hoje que o serviço de mobilidade da Uber que, através de uma aplicação, permite encontrar um motorista privado em qualquer lugar, "é ilegal" e, por isso, "não pode ser feito" em Lisboa.

"É ilegal. Esse serviço não poder ser feito, porque há uma legislação que regulamenta o setor dos transportes e esse programa viola essa legislação", afirmou hoje o presidente da ANTRAL - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros, Florêncio Almeida, em declarações à Lusa.

De acordo com um representante da empresa criadora daquele serviço, Lisboa vai ser a primeira cidade em Portugal a acolhê-lo.

A Uber foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, para facilitar a mobilidade dos seus utilizadores e atualmente está presente em 140 cidades de cerca de 40 países.

No entanto, só chegou agora a Lisboa, através do serviço "UberBlack", que assenta no aluguer de transporte privado em carros de gama alta.

"Sempre quisemos vir para Portugal. Lisboa tem grandes oportunidades e agora que estamos aqui, estamos muito focados em fazê-las crescer. Estamos a criar uma equipa local, [para] garantir que temos (...) motoristas formados e experientes", assinalou hoje o representante da Uber na Europa Ocidental, Alexandre Droulers, em declarações à Lusa.

O presidente da ANTRAL sublinhou que esse serviço "já foi proibido em alguns países da União Europeia", defendo que "aqui também tem que ser".

A 11 de junho, milhares de taxistas de grandes cidades europeias mobilizaram-se contra a "intrusão" na sua atividade de plataformas ou aplicações de partilha de carros, que não precisam de licença de transporte públicos.

Os taxistas consideram que o recurso a aplicações móveis como a Uber prejudica a sua atividade, apesar de a Comissão Europeia ter considerado que estas aplicações beneficiam o consumidor e fomentam a atividade empreendedora.

Na altura, a Uber emitiu um comunicado no qual classificou de "desmedidas" as mobilizações que ocorreram em várias cidades da Europa.

As aplicações que os taxistas contestam permitem que os utilizadores tenham acesso a transporte em carros privados com condutores previamente inscritos, mas que não necessitam de qualquer licença, que é obrigatória para outros transportes públicos.

JRS (AYMN/SMS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.