PJ da Guarda deteve homem por abuso sexual de menores

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 04 jul (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na Guarda, de um homem reformado, com 55 anos, por crimes de abuso sexual de menores.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda adiantou, em comunicado, que o detido é o presumível autor da prática de, pelo menos, dois crimes de abuso sexual de crianças, registados no período compreendido entre 2009 e 2013, no concelho da Guarda.

Segundo a fonte, um dos crimes ocorreu, "de forma reiterada, sobre a mesma menor e o outro, de forma aparentemente isolada".

"As vítimas são uma enteada do autor - na altura do início dos factos com apenas 10 anos de idade - e uma sua amiga, alguns anos mais nova, mas supostamente abusada também quando já tinha 10 anos", refere a PJ na nota enviada à agência Lusa.

Os factos "terão ocorrido todos no interior da habitação comum do ora detido e daquela sua enteada", aproveitando-se o suspeito "das ausências noturnas da então sua companheira, mãe da menor, por motivos de natureza profissional", indica.

A investigação da PJ que culminou com a detenção do suspeito teve origem no alerta de uma instituição de acolhimento de crianças em risco da Guarda.

O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.