Centro de saúde da Santa Casa abre na segunda-feira no bairro da Liberdade, em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia inaugurou hoje um centro de saúde de proximidade que prestará cuidados primários a mais de 7.500 habitantes dos bairros da Liberdade e da Serafina, em Campolide, Lisboa, a partir de segunda-feira.

"Este bairro [da Liberdade] é uma bofetada na cara de todas as pessoas que têm conforto, que têm trabalho e que podem viver o seu dia-a-dia com menos preocupação. É extraordinário como no centro de uma cidade existem pessoas que vivem desta maneira", disse o provedor da Santa Casa de Lisboa, Pedro Santana Lopes, na inauguração.

Santana Lopes referia-se às muitas casas sem água canalizada, infraestruturas ou saneamento básico que existem em ambos os bairros, onde "há pessoas que vivem quase em prateleiras, casas muito apertadas", a maioria imigrantes, grande parte deles indocumentados, além de muitas famílias carenciadas.

Foi por isso que a Santa Casa entendeu abrir ali, na cave do Centro Social Paroquial de São Vicente Paulo, uma unidade de saúde, "na qual as pessoas, em princípio, podem receber cuidados de saúde a título gratuito, "mas mediante processos que estão estipulados", disse.

"Muitas vezes as pessoas não têm a situação regularizada, nem meios de transporte, nem dinheiro para ir às urgências ou receberem determinado tipo de tratamentos", destacou, acrescentando que "quem não pode, vai ser tratado à mesma", apesar da "filtragem cuidadosa" em relação a quem precisa de facto.

A Santa Casa tem já outras sete unidades de saúde semelhantes e ainda três extensões de saúde em outros bairros mais carenciados de Lisboa e em breve vai também "ficar com responsabilidades na área da Musgueira", num espaço equivalente a este do bairro da Liberdade.

Santana Lopes salienta que "o papel da Santa Casa não é fazer polémicas com o Governo".

No entanto, já não é a primeira vez que manifesta publicamente "preocupação pela distância dos cuidados de saúde em relação aos territórios onde estão populações mais isoladas ou mais desprotegidas".

"Acho que, seja qual for a ideologia, seja qual for o Governo ou o sistema politico, a saúde será sempre um bem primeiro, faz parte da condição humana e, por isso, naturalmente, assisto com preocupação a estas transformações do papel do Estado", disse, salientando que as Misericórdias que têm meios "podem-se chegar à frente", assim como as Instituições de Solidariedade Social, "mas então criem-lhes também condições legislativas e outras que são precisas".

O provedor referia-se, nomeadamente, à lei de bases de economia social que "precisa de regulamentação".

Na adaptação do edifício ao centro de saúde, a santa casa gastou 50 mil euros e em relação aos gastos de funcionamento tem uma estimativa que "está perfeitamente controlada em termos do orçamento de saúde".

De acordo com a Santa Casa, em 2013, as sete unidades e a três extensões de saúde que tem em bairros de Lisboa registaram 24.624 utentes com cartão válido (cartão que identifica o utente), um acréscimo de 9,5% face a 2012.

RCS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".