Região de Leiria rejeita responsabilidades no atraso do equipamento para bombeiros

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 04 jul (Lusa) -- O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) rejeitou hoje responsabilidades no atraso do equipamento individual para os bombeiros, atribuindo a situação à alteração das suas características quando decorriam os procedimentos concursais.

"Claramente [que rejeitamos responsabilidades], não fomos nós que, a meio do percurso, alterámos as exigências dos equipamentos", disse à agência Lusa Raul Castro, reconhecendo que a alteração é benéfica, mas acarreta "problemas" nos procedimentos.

Segundo Raul Castro, também presidente da Câmara de Leiria, eleito pelo PS, foi aberto "um procedimento para a aquisição de equipamento individual mediante determinadas características que foram definidas ao mais alto nível".

"Acontece que, entretanto, começou a haver muitas reclamações da parte de responsáveis dos bombeiros, levantando a questão de que quer as botas, quer o fato não eram os mais apropriados para garantir a maior segurança aos bombeiros", explicou.

Esta situação levou à suspensão parcial dos procedimentos para lançar um novo, o que "vai demorar tempo", reconheceu o presidente da CIMRL.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, manifestou-se na segunda-feira preocupado por os bombeiros ainda não terem recebido, no início da época de fogos, os equipamentos de proteção individual das Comunidades Intermunicipais (CIM).

"São as CIM que ficaram com a responsabilidade de fazer as aquisições. Sei que todos [os concursos] estão a correr, mas é verdade que muitos ainda não foram entregues. Estou evidentemente preocupado e preferia que tivessem sido entregues", disse Miguel Macedo.

No âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Administração Interna em 2013, as CIM ficaram com a responsabilidade de dotar os bombeiros com equipamentos de proteção individual, que são compostos pelo fato, luvas, botas, capacete e máscara.

Raul Castro acrescentou que "o mais caricato da situação e é isso que o senhor ministro talvez não saiba", é que está a ser proposto à CIMRL para que, na sequência das novas exigências do equipamento e dado que "as botas e as luvas serão mais caras", faça "com o mesmo dinheiro a aquisição daquilo que está agora estipulado, mas para menos gente, uma vez que o dinheiro é diminuto".

"Quando forem distribuídos os equipamentos, uma parte dos bombeiros vai ter equipamento adequado, outra parte não vai ter", advertiu o presidente da CIMRL, admitindo que, num incêndio, haja "bombeiros que estejam com os equipamentos que são os melhores para a sua defesa e integridade" e outros que "não vão ter as mesmas condições para atuar".

Raul Castro disse que também está preocupado por os bombeiros não terem "já" os equipamentos individuais adequados, dado ter começado o verão, período em que "haverá mais exigências".

Integram a Comunidade da Região de Leiria os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

SR (CMP) // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.