Moncorvo acaba com títulos académicos nos órgãos autárquicos do concelho

| País
Porto Canal / Agências

Torre de Moncorvo, 04 jul (lusa) - A Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo (AMTM) anunciou hoje que deliberou por "unanimidade" acabar com os títulos académicos dos eleitos, passando os membros que integram os órgãos autárquicos a serem designados por deputados ou vereadores.

"O que nós entendemos é que o mais importante é ser deputado na Assembleia Municipal, e títulos como doutor ou engenheiro ali não fazem sentido e podem trazer alguma característica de diferenciação que não é pretendida. Dentro da assembleia são todos iguais", disse à Lusa o presidente da AMTM, José Mário Leite.

Assim, nas atas dos órgãos municipais passará igualmente a figurar a designação de deputado municipal ou vereador, transformando-se num ato de "simplicidade".

Por outro lado, aquele órgão aprovou igualmente por unanimidade a descentralização das reuniões da AMTM, que passam a realizar-se nas localidades do concelho que tenham condições para o feito.

"Esta medida é uma aposta na democratização e descentralização, demonstrando um cuidado com o interior do concelho. Nós, no município de Torre de Moncorvo, temos a noção do afastamento do centro de decisão e temos de dar o exemplo. A forma encontrada foi a assembleia dirigir-se às freguesias", explicou José Mário Leite.

As reuniões serão efetuadas em sistema de rotatividade nas freguesias que se candidatarem para receber as sessões da assembleia municipal, tendo em linha de conta que a câmara assegurará todo o funcionamento do órgão autárquico.

"O principal objetivo da medida é que as populações assistam às reuniões e assim deem a conhecer os seus anseios ou as suas reivindicações num ambiente mais próximo das pessoas", acrescentou.

A primeira reunião descentralizada está marcada para a aldeia da Lousa a realizar já no mês de setembro.

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).