Movimentos violentos de cabeça associados ao rock ou heavy metal pode causar danos cerebrais

| País
Porto Canal / Agências

Paris, 04 jul (Lusa) - O "headbanging", um tipo de dança que envolve movimentos de cabeça violentos e sincronizados com música rock ou heavy metal, pode causar danos cerebrais, segundo um estudo de caso publicado hoje na revista médica britânica The Lancet.

Ainda que o "headbanging" [abanar a cabeça] seja geralmente considerado inofensivo, os médicos alemães autores do estudo relatam o caso de um homem de 50 anos que desenvolveu um hematoma no cérebro em janeiro de 2013, quatro semanas depois de ter participado num concerto da banda britânica de heavy metal Motorhead.

O paciente queixava-se de fortes dores de cabeça que se agravavam com o passar dos dias.

Os médicos descobriram um hematoma subdural(coágulo de sangue entre os tecidos das meninges que rodeiam o cérebro) que esvaziaram fazendo um furo no crânio.

Os hematomas subdurais surgem em regra na sequência de traumatismos cranianos. Quando os traumatismos são menores, o hematoma poder aparecer várias semanas após o choque.

Os hematomas são causados por uma compressão progressiva do cérebro.

A literatura científica dá conta de três casos semelhantes atribuídos ao "headbanging" nos últimos anos. Um dos doentes acabou mesmo por morrer devido a um hematoma subdural agudo.

"A incidência poderá ser mais elevada, uma vez que os sintomas deste tipo de ferimentos são normalmente silenciosas no plano clínico ou geram apenas dores de cabeça moderadas que desaparecem espontaneamente", sublinhou o médico Ariyan Piradesh Islamian, da Escola Médica de Hannover.

O "headbanging" foi também associado pela literatura científica a outro tipo de ferimentos como traumatismos da região cervical, dissecção da artéria carótida ou fraturas da segunda vertebra cervical.

Há várias técnicas de "headbanging", sendo a mais comum a conhecida como "up and down", que consiste em abanar a cabeça de cima para baixo.

Há ainda o "circular swing" ou "moinho de vento", que se traduz por num movimento circular e violento da cabeça ou o "side-to-side", um movimento da cabeça de um lado para o outro.

CFF // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.