EUA/Escutas: Durão Barroso pediu controlo de segurança - porta-voz

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 01 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, deu ordens para que fosse feita uma verificação da segurança do executivo comunitário, na sequência das notícias sobre a alegada espionagem norte-americana à União Europeia (UE), disse hoje uma porta-voz.

"Face a estas alegações [notícias sobre escutas dos Estados Unidos a instituições e países europeus], o presidente [da Comissão Europeia, José Manuel Durão] Barroso instruiu os serviços competentes da Comissão para procederem a uma verificação abrangente", afirmou Pia Ahrenkilde Hansen na conferência diária do executivo comunitário.

A revista Der Spiegel noticiou no domingo que a Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana espia edifícios oficiais da UE nos Estados Unidos e em Bruxelas há vários anos.

"São notícias perturbadoras. Se se provar que são verdadeiras, exigem um esclarecimento completo", afirmou a porta-voz, acrescentando que a "Comissão Barroso" aguarda respostas das autoridades norte-americanas.

"Clareza e transparência é o que esperamos dos nossos parceiros e é o que esperamos dos Estados Unidos", disse ainda Pia Ahrenkilde Hansen.

No domingo, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou que o Serviço Europeu de Ação Externa pediu às autoridades norte-americanas uma "clarificação urgente" das alegações de espionagem dos Estados Unidos à UE.

Em comunicado, a alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança manifestou preocupação com o caso, adiantando que o Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas, contactou com as autoridades norte-americanas visando uma "clarificação urgente da veracidade das alegações".

Catherine Ashton disse que as autoridades norte-americanas comprometeram-se a averiguar informações e a comunicá-las "tão breve quanto possível" às entidades europeias.

CSJ (ER) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.