Câmara de Alijó faz levantamento dos danos causados pela chuva no Pinhão

| Norte
Porto Canal / Agências

Alijó, 04 jul (Lusa) -- A Câmara de Alijó vai fazer hoje o levantamento dos prejuízos causados em habitações, estabelecimentos comerciais, viaturas e vias rodoviárias no Pinhão pela queda de chuva forte, ao final da tarde de quinta-feira.

José Rodrigues Paredes, vice-presidente da autarquia, disse à agência Lusa que o município colocou todos os meios da Proteção Civil no terreno para ajudar os moradores e comerciantes que foram afetados "pela tromba de água" na vila do Pinhão.

As operações de limpeza das habitações, ruas, estradas e a desobstrução das redes de saneamento que ficaram entupidas já se iniciaram na quinta-feira e prosseguiram na manhã de hoje.

O vice-presidente salientou que, durante o dia de hoje, os serviços vão proceder ao levantamento de todos os prejuízos causados pelo mau tempo e que "a câmara, à medida das suas possibilidades, tentará ajudar".

A chuva intensa provocou inundações em algumas habitações, com duas delas a sofreram avultados prejuízos ao nível do mobiliário e eletrodomésticos, e atingiu automóveis, tendo-se verificado ainda a queda de pedras e terras para vias municipais e para a estrada nacional que liga o Pinhão a Favaios.

José Rodrigues Paredes disse que não houve necessidade de realojar as famílias afetadas, que optaram por pernoitar em casa de familiares.

A vila está localizada na margem do rio Douro, onde desagua também o rio Pinhão.

Do outro lado do rio Pinhão, já no concelho de Sabrosa, o mau tempo também provocou estragos a nível das vias rodoviárias e em vinhas.

António Pereira, secretário da Junta de Gouvães do Douro, disse à agência Lusa que "veio uma enxurrada com pedra e terra que soterrou um carro que estava estacionado e, no momento em que estava a cair a pedra, ia a passar um jipe que foi atingido. O condutor conseguiu fazer marcha atrás e salvou-se".

A zona mais afetada foi junto ao cais de Sabrosa, no rio Douro.

Este responsável acrescentou que durante a noite duas retroescavadoras estiveram no local a desobstruir a via, uma operação que prosseguiu na manhã de hoje.

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, salientou que a grande preocupação está centrada na segurança da rede viária do sul do concelho, nomeadamente na que liga Covas ao Pinhão, procedendo-se agora à limpeza da via.

Haverá, ainda, a necessidade de monitorizar esta estrada devido a algumas fissuras que foram detetadas e que poderão ter sido provocadas pelo mau tempo, acrescentou.

PLI // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.