Concurso sem efeito atrasa entrega de equipamentos a bombeiros do Baixo Alentejo

| País
Porto Canal / Agências

Beja, 04 jul (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) justificou hoje o atraso na entrega dos equipamentos de proteção individual aos bombeiros da região com o facto de o primeiro concurso lançado para comprar o material ter ficado "sem efeito".

Em declarações à agência Lusa, fonte da CIMBAL explicou que o concurso público internacional, que decorreu no ano passado, "ficou sem efeito, porque os equipamentos apresentados pelos candidatos não cumpriam as normas" e, por isso, "não foi possível adjudicar a aquisição" do material.

O júri lançou um novo concurso, que está a decorrer até ao final deste mês, indicou a fonte, acrescentando que, "se tudo correr bem", a CIMBAL espera adquirir e entregar os equipamentos de proteção individual aos bombeiros da região "até setembro" deste ano.

Na segunda-feira, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, manifestou-se preocupado por corporações de bombeiros ainda não terem recebido, no início da época de fogos, os equipamentos de proteção individual das comunidades intermunicipais.

No âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Administração Interna em 2013, as comunidades intermunicipais ficaram com a responsabilidade de dotar as corporações de bombeiros das respetivas regiões com equipamentos de proteção individual, que são compostos por fato, luvas, botas, capacete e máscara.

"Sei que todos [os concursos para aquisição dos equipamentos] estão a correr, mas é verdade que muitos ainda não foram entregues. Estou evidentemente preocupado e preferia que tivessem sido entregues", disse Miguel Macedo, referindo que apenas uma parte das corporações já receberam os equipamentos de proteção individual.

LL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".