Câmara de Lisboa aposta no apoio à "arte urbana"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- A vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa disse hoje acreditar que a arte urbana traz à capital retorno em termos de imagem e turismo e assegurou que o apoio dado a esta área é, "sem dúvida", para continuar.

Catarina Vaz Pinto sublinhou, em declarações à agência Lusa, que Lisboa "é hoje considerada uma das cidades mais importantes em termos de arte urbana".

"Temos tido os artistas mais representativos desta expressão a trabalhar nos nossos prédios, nas nossas paredes", afirmou.

A vereadora lembrou que o apoio da autarquia a este tipo de arte se iniciou "com uma intervenção muito estruturada do Departamento de Património Cultural da Câmara e da Galeria de Arte Urbana".

"Isto estava no início quando cheguei à Câmara. Os louros não são meus, eu apenas reconheci o interesse que estas expressões de criatividade urbana têm na vida das pessoas e das cidades e na forma como a arte é encarada", afirmou.

A Galeria de Arte Urbana (GAU), coordenada pelo Departamento do Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, foi criada em 2009 e é através desta entidade que "a cidade de Lisboa reconhece, apoia e dá condições para que [projetos de arte urbana] aconteçam".

Questionada sobre se o apoio à arte urbana é para se manter, Catarina Vaz Pinto disse sem hesitar: "certamente, sem dúvida".

Segundo a vereadora, este apoio "tem, certamente, retorno em termos de imagem, em termos turísticos, em termos da formação de Lisboa como uma cidade aberta à cultura, ao cosmopolitismo, às novas expressões artísticas".

"Tem sido um percurso sempre em ascensão", frisou, considerando que tal é demonstrado pela realização da primeira Conferência Internacional de Criatividade e Arte Urbana de Lisboa, que decorre até sábado na Faculdade de Belas Artes.

Catarina Vaz Pinto destacou "a riqueza das intervenções, a qualidade dos participantes e a dimensão da própria conferência".

"Tudo isto é sinal da legitimação e reconhecimento que a arte urbana tem em todos os países do mundo", considerou.

Esta semana são inauguradas em dois museus de Lisboa exposições de artistas urbanos de renome internacional.

No Museu do Design e da Moda (Mude) abre hoje ao público uma mostra que passa em revista todo o trabalho do 'graffiter' francês de origem portuguesa André Saraiva.

No Museu da Eletricidade, é inaugurada no sábado a exposição "Dissecação/Dissection", do português Alexandre Farto, que assina como Vhils.

JRS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).