Nova administração do Hospital de Ovar entrou hoje em funções

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 01 jul (Lusa) - O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, mudou hoje de administração e, sob a incerteza quanto ao futuro da unidade, dado que o Governo ponderava devolvê-la à Misericórdia, o novo presidente aponta como prioridade "melhorar o serviço".

A mudança na gestão do hospital vareiro deve-se à publicação hoje, em Diário da República, de um despacho que, no seguimento da cessação dos contratos dos anteriores elementos do conselho de administração (a 31 de dezembro de 2012), nomeia agora os seus sucessores.

A presidência da administração passa assim para o advogado Luís Vaz, que entre 2003 e 2005 assumiu as mesmas funções no Hospital de Nossa Senhora da Assunção, em Seia. Já a direção clínica da unidade foi entregue a Júlia Lopes Oliveira, enquanto o cargo de enfermeira-diretora ficou com Lúcia Dias Monteiro.

Em declarações à Lusa, Luís Vaz realçou que o novo conselho "deve obediência às políticas difundidas pelo Ministério da Saúde", mas assegurou que, "como ainda não está definido o que vai acontecer ao hospital", a sua prioridade, nesta fase, é "perceber que problemas existem, como é que se pode servir a população e, eventualmente, tentar melhorar o serviço já prestado".

Sobre a possibilidade de a gestão do Hospital Francisco Zagalo regressar à tutela da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, o novo responsável pela unidade admitiu que "essas questões ultrapassam a competência do conselho de administração".

Luís Vaz reconheceu, contudo, que o tema é "uma preocupação" e, na expectativa de que possa encontrar-se "uma solução o mais consensualizada possível", anunciou a marcação de "reuniões urgentes" para debater o assunto com a presidência da câmara municipal, a direção do centro de saúde e a provedoria da Misericórdia.

"Há outro trabalho a desenvolver na nossa primeira linha de atuação, mas não vamos deixar de ouvir ninguém, para procurar resolver esse problema", afirmou.

A intenção do Governo de devolver o equipamento à Santa Casa de Ovar -- que, pouco recetiva a acolhê-la, considerava a hipótese de o passar para o Grupo de Misericórdias de Saúde -- tem sido contestada pelos trabalhadores.

AYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.