Novo espécime de dinossauro alado pode esclarecer relação entre penas e voo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jul (Lusa) -- Uma equipa de paleontólogos alemães está a estudar num fóssil de dinossauro alado do género 'Archaeopteryx' vestígios de penas antes desconhecidas que podem ajudar a estabelecer a relação entre o desenvolvimento da plumagem e o voo das aves.

Os 'Archaeopteryx' são considerados os parentes mais afastados das aves modernas, com o registo fóssil a remontar a 150 milhões de anos, e o espécime em estudo na Alemanha revela características previamente desconhecidas da plumagem.

O paleontólogo da Universidade de Munique, Oliver Rauhut, referiu, citado pela revista Nature, que as primeiras conclusões lançam luz sobre a função original das penas, pois sugerem ligações entre o desenvolvimento das penas de ave e a origem do voo que são, provavelmente, "muito mais complexas do que foi assumido até agora".

"Pela primeira vez, foi possível estudar a estrutura detalhada das penas no corpo, na cauda e, acima de tudo, nas pernas," disse Oliver Rauhut.

No entanto, a investigadora Christian Foth, que participou no estudo do fóssil, assinalou que "comparações com outros dinossauros com penas indicam que a plumagem nas diferentes regiões do corpo varia muito entre espécies".

"Isso sugere que as penas primordiais não evoluíram em relação àquelas que desempenham papéis relacionados com o voo, mas possuíram determinadas funções em outros contextos", referiu a pesquisadora da Universidade de Munique.

As espécies avançadas de dinossauros predadores e aves primitivas podem ter usado as plumagens nos membros posteriores como órgãos de equilíbrio durante os seus movimentos, a semelhança do que fazem as avestruzes.

Christia Foth afirmou ainda que as penas poderiam ter tido funções úteis na incubação dos ovos, camuflagem e exibição, pois "as plumas laterais na cauda do ´Archaeopteryx` tinham uma forma aerodinâmica, e muito provavelmente desempenharam um papel importante nas suas habilidades aéreas".

A Archaeopteryx representa uma forma de transição entre répteis e aves e é possivelmente o mais antigo pássaro fóssil, o que pode provar que os pássaros modernos são descendentes diretos deste tipo de dinossauros e são eles próprios essencialmente dinossauros modernos, refere a publicação.

MMT // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.