Ementas inclusivas a partir de sexta-feira em restaurantes de praça em Leiria

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 03 jul (Lusa) - Os espaços de restauração da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, vão ter menus acessíveis a cidadãos com deficiência, ficando disponíveis em Braille e linguagem pictográfica a partir de sexta-feira, num projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

A iniciativa é apresentada como pioneira em Portugal e vai permitir que cidadãos portadores de deficiência consigam consultar as ementas dos restaurantes e cafés da principal praça da cidade.

O projeto chama-se "Praça de Todos" e foi desenvolvido por estudantes do mestrado em Comunicação Acessível, no âmbito da disciplina "Laboratório de Comunicação Aumentativa".

"Este é um projeto pioneiro, que tem como principal objetivo contribuir para uma acessibilidade plena de todos os cidadãos, colocando assim a cidade de Leiria na vanguarda da inclusão", explica Célia Sousa, docente do IPL e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do instituto.

Vasco Ferreira, proprietário do bar Chico Lobo e do restaurante Mata Bicho, situados na Praça Rodrigues Lobo, destaca a humanidade da iniciativa:

"Fazem-se tantas coisas que não servem para nada. Esta ideia, pelo contrário, é fantástica: é útil, sensibiliza a sociedade para quem tem problemas e, acima de tudo, é humana".

O empresário reconhece que nunca teve um cliente que lhe pedisse um menu acessível, mas acredita que, agora, Leiria pode cativar outro tipo de turistas com necessidades especiais.

"Acredito que muitos tenham curiosidade em vir cá e ver se a tradução e interpretação está bem feita. E vamos ficar a conhecer melhor as necessidades por que passam as comunidades que têm essas dificuldades", salienta Vasco Ferreira.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.