Trabalhadores da STCP contestam não terem sido ouvidos no processo de concessão

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jul (Lusa) -- A Comissão de Trabalhadores (CT) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) contestou hoje não ter sido "tida nem achada" no processo de concessão da empresa, acusando a administração de "omitir deliberadamente" informação.

Em comunicado enviado à Lusa, a CT adianta que a informação de que dispõe sobre o processo de concessão da STCP "é apenas a que é vertida" pelos órgãos de comunicação social, criticando não ter sido "tida nem achada neste processo em arrepio ao Código do Trabalho".

Repudiando a forma como o conselho de administração da STCP lhe "omite deliberadamente informação quanto à forma como irá proceder relativamente à concessão" da empresa, a CT critica ainda os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), considerando que manifestaram "evidente desinteresse" quanto ao futuro dos transportes do Porto.

"Denotamos uma envolvência ativa dos concelhos abrangidos pela operacionalidade do Metro de Lisboa e da Carris no assunto das empresas de transporte, contrariamente ao que acontece com os concelhos da AMP que se alhearam por completo desta matéria", sublinha a CT.

Os trabalhadores criticam ainda a tutela por ter "dois pesos e duas medidas".

"A ter como verdadeira a informação que foi transmitida pela tutela, a concessão será apenas, pelo menos para já, da STCP e da Metro do Porto, deixando de fora as empresas congéneres" de Lisboa, sustenta.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse na quarta-feira que o Governo vai abrir o concurso para a concessão dos transportes do Porto "já em julho", seguindo-se depois o concurso para as empresas de Lisboa.

"Depois de várias consultas, iremos abrir concursos para as concessões de transportes no Porto já no mês de julho, será aberto ainda antes do verão. E a seguir será a Área Metropolitana de Lisboa, de forma a termos até ao final do ano estes 'dossiers' concluídos", disse António Pires de Lima.

O ministro da Economia, que foi ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, afirmava desta forma que o lançamento dos processos de concessão da operação do Metro do Porto e da STCP avançará ainda antes dos processos relativos à Carris e ao Metropolitano de Lisboa.

JAP (JMG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.